O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

Editorial

Janeiro de 2014

O novo ano começa com várias novidades de destaque no nosso Blog.

Para além de uma nova Associação filiada na Federação Portuguesa de Naturismo, teremos novos protocolos e uma actualização e uniformização do site em Inglês e na Infofed.

Ao longo do ano teremos também ofertas na renovação ou adesão ao Cartão Naturista.

A utilização e presença nas redes sociais será ainda alvo de ajustes procurando também seguir as tendências que se verificam no mundo virtual sempre com objectivo de divulgar o Naturismo e o Nudismo em Portugal.

Os praticantes ou iniciantes da nossa forma de vida poderão encontrar informação sempre actualizada, sobre esta filosofia e estilo de vida saudável e natural. 

Seja, assim, Bem Vindo! 

A Equipa da FPN

A utilização das redes sociais é mais uma ferramenta na percussão dos objectivos acima referidos e considerando a optimização de tempo e recursos, esta utilização deve ser periodicamente avaliada e reorientada tendo em vista a eficiência e eficácia desejada.

Em 2014 vamos procurar dar continuidade ao trabalho realizado no segundo semestre de 2013.

A FPN opera em várias plataformas digitais, a utilização das diversas redes onde estamos presentes terá o seguinte alinhamento:

Twiter
Facebook - amizade
Facebook - pagina
Fórum JPN
Blog
Google +
Newsletters
Pinterest
Site

Twitter

Publicação automática de todos artigos colocados no blog.

Fórum

O  JPN conta já com mais de 550.000 visualizações embora registe uma grande oscilação na participação dos seus membros entre o Verão e o Inverno.

Iremos procurar lançar alguns debates e votações permitindo dinamizar o mesmo e recolher opiniões sobre temáticas diversas ligadas à vida a nu..

Uma maior actividade do fórum só será possível com moderadores voluntários que de forma continuada fomentem a sua utilização.

Google +

Segue o alinhamento do Twitter com a publicação ou partilha manual das actualizações.
Links a seguir:
Google+
Pagina Google +

Newsletters (Infofed)

Esta Newsletter utilizada para a divulgação da Infofed e eventuais publicações de informação relevante no seus intervalos, funciona apenas num sentido e sem interacção com os destinatários, todos os comentários ou debates deverão ser realizados aqui no blog.

No decorrer de 2014 será lançada a versão inglesa da nossa Newsletter.

Site

Mantêm-se a permanente actualização de informação na primeira página do site, bem como remodelações e actualizações de informação nas restantes paginas.

A pagina principal conta também com alguma publicidade realizada através de donativos ou protocolos endereçados à FPN, em condições muito favoráveis aos portadores de Cartão Naturista.

Facebook

As dificuldades de promover o naturismo e nudismo bem como o abandono dos jovens desta rede social levam a que a nossa utilização na mesma seja reduzida.

A nossa actividade principal será sempre a pagina da FPN.

Continuaremos a apostar em  comunidades organizadas online e na SPN onde poderemos criar condições de uma maior adesão ao cartão naturista, por parte dos seus membros e associados.

Dada a grande visibilidade já alcançada seria contraproducente continuarmos a divulgar e partilhar os mesmos conteúdos provocando um risco de saturação muito negativo dos mesmos juntos dos destinatários, por se verificar uma grande sobreposição entre o nosso alcance e o dos nossos associados, dado que a grande maioria dos destinatários são comuns.

As partilhas e gostos de terceiros serão pontuais, ficando a nossa divulgação assente na publicação automática das notícias publicadas no blog e resposta a solicitações.

Blog

Este Blog será o centro de toda a nossa actividade online.

Continuaremos a produzir e a divulgar conteúdos de terceiros que promovam o debate de ideias ou que partilham o acesso a informação sobre o naturismo.

Ao longo do ano teremos postagens temáticas.

Continua a decorrer a construção de uma página que liste e identifique todos os locais onde será possível a pratica do naturismo, com um forte contributo dos nossos leitores para o seu enriquecimento dos conteúdos.

Na prática esta página será um índice ou apontador para as respectivas notícias sobre cada uma delas.

O maior desafio será a publicação de cada artigo em duas línguas.

Saudações Naturistas
_____________________________________________________________

Editorial 2º Semestre de 2013

A nossa presença nas redes sociais têm como objectivo divulgar o Naturismo em Portugal.

Para quem se quer iniciar ou para quem já o pratica, poderá através da nossa presença encontrar informação, sempre actualizada, sobre esta filosofia e estilo de vida saudável e natural. 

Seja, assim, Bem Vindo! 

A Equipa da FPN

A utilização das redes sociais é mais uma ferramenta na percussão dos objectivos acima referidos e considerando a optimização de tempo e recursos, esta utilização deve ser periodicamente avaliada e reorientada tendo em vista a eficiência e eficácia desejada.

Finalizado o primeiro semestre de 2013 é altura de fazer o balanço e estabelecer objectivos para a segunda metade do ano.

A FPN opera em várias plataformas digitais:
Twiter
Facebook - amizade
Facebook - pagina
Fórum JPN
Blog
Google +
Newsletters
Site

Esta dispersão de redes implica uma utilização organizada, muito objectiva e pratica. Neste sentido a actividade da FPN varia de rede para rede, organizada de forma a informar e ter como retorno os objectivos propostos.

Por outro lado os cibernautas utilizam as redes disponíveis de acordo com as suas preferências, e muitos utilizadores estão presentes apenas numa única rede.

Neste contexto a utilização de redes sociais procurando um maior alcance e divulgação é condicionada pela utilização dos recursos escassos, só sendo possível superar estas condicionantes de forma organizada e pragmática.

1º Semestre

Os objectivos propostos foram largamente alcançados com especial destaque para o Facebook onde a divulgação, promoção e convites endereçados aos “amigos” se revelou determinante para este resultado.

Para maior detalhe podem ver mais em baixo rede a rede o trabalho realizado e o que iremos realizar no futuro.

2º Semestre

No segundo semestre de 2013 a FPN vai centralizar a divulgação de informação a partir do Blog com dispersão automática ou manual para as restantes redes.

Pontualmente serão realizadas acções individualizadas com especial destaque para o Fórum e Facebook.

Rede a Rede

Twitter

Foi e será utilizado automaticamente para publicitar os artigos colocados no blog, permitindo aos nossos seguidores um curto alerta sobre cada publicação.

Fórum

O actual fórum da JPN foi iniciado em Setembro para colmatar e salvaguardar os problemas técnicos no anterior fórum que continua activo para leitura.

Em termos de visitas assegura já uma média consistente superior às 35.000 visitas mensais, devendo atingir este mês as 300.000 visualizações.

A sua utilização é idêntica à do anterior fórum, ou seja, muitos visitantes mas uma actividade reduzida e centrada em poucos utilizadores activos.

Considerando que atingiu a sua velocidade de cruzeiro o objectivo passa por fomentar a utilização através de debates e votações.

Uma maior actividade do fórum só será possível com moderadores voluntários que de forma continuada fomentem a sua utilização.

Google +

Foi e será utilizado automaticamente para publicitar os artigos colocados no blog, a falta de recursos humanos não permite o aproveitamento total desta rede.

Por outro lado constata-se que existe uma grande sobreposição entre os seus utilizadores e os do Facebook pelo que em ambas redes se obtêm o mesmo alcance não justificando de momento uma maior utilização dos recursos.

Newsletters (Infofed)

Esta ferramenta serve em quase regime de exclusividade para a divulgação da Infofed, funcionando apenas num sentido e sem interacção com os destinatários.

A recente mudança de servidor gerou um erro que de momento impede a sua utilização.

Recomendamos os seus leitores a subscreverem o blog recebendo deste modo todas as publicações do mesmo, incluindo a Infofed.

Site

Foi actualizado no final de 2012, mantendo-se em 2013 a permanente actualização de informação na primeira página.

No segundo semestre será mantida uma linha de informar ou divulgar assuntos, eventos ou notícias de destaque que serão desenvolvidos no blog.

Facebook (todas)

Esta rede social foi a estrela do primeiro semestre através dela foi realizada uma forte divulgação de toda a nossa actividade bem como dos nossos associados.

Procuramos ainda acompanhar as novas tendências no seio do nudo naturistas com especial destaque para as comunidades organizadas através desta rede social.

Os resultados foram excelentes com a nossa pagina a crescer 150% nos like (gosto) atingindo os 2500, descontado os não residentes podemos já afirmar ter ultrapassado os 10% do numero de nudo naturistas estimados no nosso país.

Em simultâneo fizemos uma enorme divulgação através de convite e partilha, das páginas e actividades dos nossos associados alargando a sua visibilidade, aumentando exponencialmente a sua divulgação e promovemos um elevadíssimo reconhecimento dos nossos associados nesta rede social, com especial destaque para os nossos associados com mais pequenos.

O excelente resultado obtido permite no segundo semestre seguir um caminho diferente.

Considerando os resultados obtidos, iremos apostar em exclusivo nas comunidades organizadas online e na SPN onde poderemos criar condições de uma maior adesão ao cartão naturista, por parte dos seus membros e associados.

Dada a grande visibilidade já alcançada seria contraproducente continuarmos a divulgar e partilhar os mesmos conteúdos provocando um risco de saturação muito negativo dos mesmos juntos dos destinatários, por se verificar uma grande sobreposição entre o nosso alcance e o dos nossos associados, dado que a grande maioria dos destinatários são comuns.

As partilhas e gostos de terceiros serão pontuais, ficando a nossa divulgação assente na publicação automática das notícias publicadas no blog e resposta a solicitações.

Blog

A partir de agora será a rede com maior destaque e aquela que alimentará as restantes redes.

Iremos procurar produzir conteúdos, divulgar conteúdos de terceiros que promovam o debate de ideias ou que partilham o acesso a informação sobre o naturismo.

Em Julho será dedicado ao período de Férias e das possibilidades que o país oferece.

Em simultâneo decorre a construção de uma página que liste e identifique todos os locais onde será possível a pratica do naturismo, com um forte contributo dos nossos leitores para o seu enriquecimento dos conteúdos.

Na prática esta página será um índice ou apontador para as respectivas notícias sobre cada uma delas.

O maior desafio será a publicação de cada artigo em duas línguas.

Saudações Naturistas