O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

segunda-feira, 25 de abril de 2016

42 anos de Liberdade ...

... E 39 de naturismo associativo, através da Federação Portuguesa de Naturismo.

Em 25 de Abril de 1974 com a restauração da democracia em Portugal foi dado o primeiro passo para um naturismo legalizado e apoiado numa lei que tem sido revista ao longo da nossa democracia procurando estar actual com o tempo e a vontade de todos os que vivem a prática naturista.

Nestes 42 anos nasceram e morreram associações e clubes naturistas, nestes 42 anos muitos passaram e serviram o naturismo em Portugal.

Ao longo destes 42 anos o trabalho dos que passaram e dos que estão presentes dignificou, promoveu e desenvolveu o naturismo em Portugal.

Portugueses e estrangeiros acreditaram em Portugal e apostaram no seu negocio e no seu modo de vida no nosso país.

Várias praias naturistas oficiais e cerca de uma centena de lugares de uso e costume naturista permitem actualmente uma prática da filosofia naturista reconhecida pela lei e pela sociedade.

Muito foi feito ao longo destes anos, embora muitíssimo mais esteja por fazer.

Ao longo deste tempo ainda não foi atingido o objetivo de legalizar praias a norte do rio Tejo, ao longo destes 42 anos os portugueses estão divididos por uma barreira simbólica natural e por barreiras culturais e sociológicas que impedem que todos possamos ter acesso à mesma liberdade, aos mesmos direitos e às mesmas garantias, nas mesmas condições de igualdade.

Não podemos baixar os braços, temos de continuar a divulgar, promover e desenvolver o naturismo em Portugal.

Só com o apoio e união de todos será possível construir o futuro, um futuro com mais e melhor naturismo, um futuro com mais e melhor associativismo, um futuro que será o nosso legado para os vindouros.

Contamos com teu apoio futuro, agradecemos o teu apoio passado, pois só com um associativismo forte é possível dar força à Federação Portuguesa de Naturismo para nos representar, apoiar e defender.

Adere ao Associativismo naturista e apoia o naturismo em Portugal. 

Sabe como aderir aqui.



sexta-feira, 8 de abril de 2016

Focus Abril

Visita a pagina da FPN para leitura da ultima newsletter da Federação Naturista Internacional.

Portugal em destaque com uma pagina dedicada ao Dia Mundial do Naturismo.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

FaceNu

A rede social FaceNu permite a partilha de conteúdos naturistas, conhecer novos naturistas e criar grupos temáticos.

A Federação Portuguesa de Naturismo em colaboração com esta rede social oferece um mês gratuito para experimentar e conhecer o serviço a todos os portadores de Cartão Naturista com selo de 2016.

Solicita o teu código de acesso enviando o seu número de cartão e do selo de 2016 para o email da FPN.

Junta-te ao grupo Portugal nesta rede social.

http://facenu.com/index.php

Como aderir:
  • Visitar a pagina;
  • Fazer nova inscrição;
  • Em pagamento inserir o código do cupão de desconto;
  • Finalizar
Se não tens Cartão Naturista podes aderir preenchendo o formulário no final deste artigo.

Em alternativa preenche aqui o formulário.


terça-feira, 5 de abril de 2016

Jovens Pelo Naturismo

O naturismo jovem pretende agregar naturistas até aos 30 anos num núcleo associativo que sobre a alçada da FPN - Federação Portuguesa de Naturismo integrem a ENY - European Naturist Youth entidade integrada na INF - FNI Federação Naturista Internacional, promovem e defendem o naturismo organizando actividades dirigidas para esta faixa etária.

Em Portugal a JPN funcionou durante algum tempo mas a falta de jovens, comum a vários países, suspendeu o trabalho que vinha a ser realizado.

Sabe mais sobre a JPN em http://www.jpn.fpn.pt/

Actualmente apesar de o numero de jovens ter vindo a aumentar ainda não foi possível dinamizar o regresso às actividades.

Visita a pagina no Facebook:

https://www.facebook.com/JovensPeloNaturismo/


segunda-feira, 4 de abril de 2016

Go Topless Day 2016

Visita o site da Go Topless , e fica a par das 60 cidades em todo o mundo onde a 28 de Agosto irá decorrer o Go Topless Day.

Um dia que celebra a conquista do direito das mulheres estarem em topless em todos os locais que os homens podem estar, quando aprovado na cidade onde decorre.

Um dia de protesto e luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens nas cidades nas cidades onde é proibido o topless.

Um movimento nascido nos Estados Unidos que a pouco e pouco se alastra pelo mundo na luta pela igualdade de direitos entre os géneros.

Videos e cartaz do evento:

sábado, 2 de abril de 2016

25 melhores praias para fazer nudismo

Foto: Revista Volta ao Mundo - Praia do Meco
O naturismo na Revista Volta ao Mundo


São 25 praias na Europa onde é possível praticar nudismo. Na lista constam também as oito portuguesesas que são oficialmente Praias Naturistas e toda a informação sobre a prática em Portugal está disponível no site da Federação Portuguesa de Naturismo.