O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

domingo, 5 de junho de 2016

Dia Mundial do Naturismo

Em 4 de Junho de 2006 foi celebrado pela primeira vez o Dia Mundial do Naturismo.

Actualmente este dia é celebrado em Junho no hemisfério Norte e em Dezembro no hemisfério Sul.

Para 2016 as datas escolhidas pela Federação Naturista Internacional (INF / FNI) para celebrar o naturismo são as seguintes: 5 de Junho e 4 de Dezembro.

O naturismo defende o respeito por si próprio e pelos outros e em simultâneo pelo meio ambiente, advogando a pratica da nudez social num ambiente familiar de harmonia com a natureza.

A sua actual definição:

O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez social, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

Integra-se numa filosofia de vida e numa forma de estar na vida em que a nudez social é o grande factor diferenciador face a outras filosofias.

O objectivo deste dia visa dar a conhecer o naturismo levando a uma aceitação da sua prática e, em simultâneo convidar os naturistas a um dia de reflexão sobre o movimento.

Pelo mundo fora Federações, associações e espaços naturistas abrem as suas portas ou realizam actividades promovendo a divulgação do movimento a nível local, nacional e internacional.

A Federação Naturista Internacional em conjunto com as Federações nacionais e restantes entidades procura com este dia levar a filosofia do naturismo a um público mais amplo.

Deste 2006 que este dia se tornou num dia de verdadeira celebração do naturismo para os seus adeptos espalhados pelo mundo inteiro.

Debater a filosofia naturista, abrir as portas de espaços naturistas ou promover uma primeira abordagem naturismo são as primeiras linhas de acção para este dia.

Descobre mais sobre o naturismo aqui.

Sabe como aderir a esta comunidade presente em mais de 40 países e com milhões de adeptos espalhados pelo mundo.


Em 2016 o Dia Mundial do Naturismo é celebrado em 5 de Junho na Praia da Adiça.


A FPN apela a todos os naturistas que neste dia "ocupem" o maior numero de praias possíveis oficiais e de uso e costume naturista contribuindo desta forma para promover e divulgar o naturismo e em simultâneo tornar o dia numa actividade de "pressão" sobre as autarquias para a legalização futura de mais praias em Portugal e melhores condições nas já legalizadas.

No local é possível ao longo do dia aderir ao Cartão Naturista  ou renovar o selo de 2016.





O evento no facebook em formato Qr-code ou através de link.

Partilha e ajuda a divulgar e promover este evento.