O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

domingo, 31 de agosto de 2014

NATURISMO EM PORTUGAL: 30 Anos depois (1977 - 2007)

Hoje recuperamos um momento da história do naturismo em Portugal, um artigo online reencontrado na pagina da FEN (Federação Espanhola) que permite ampliar o acervo da FPN, recordar as comemorações do 30º Aniversário da Federação Portuguesa de Naturismo e enaltecer o trabalho, dedicação e empenho de todos os Companheiros que tornaram esse dia possível.

Com o contributo e trabalho realizado por muitos naturistas anónimos, associados a nomes que fazem parte da história do naturismo em Portugal como Pedro Geraldes Cardoso, Laurindo Correia, Pedro Mota,  Luís Eleutério , Rui Martins, entre outros Companheiros, pelo forte contributo dado à  Federação Portuguesa de Naturismo e ao naturismo em Portugal em diversas etapas do percurso associativo.

O trabalho e o contributo de todos os que desde 1977 até aos nossos dias passaram pelos Corpos Sociais da FPN aliado a todos Companheiros que ao longo destes anos foram portadores de Cartão de Naturista permitiram em conjunto com todos os Naturistas de Portugal a divulgação, promoção e desmistificação do Naturismo, construindo desta forma uma realidade na qual hoje em dia as Nuticias sobre a nossa causa são recorrentes nos órgãos de comunicação social, parte de programas de televisão e investimentos concretizados por empresários de norte a sul do país.

A todos o nosso bem haja.

NATURISMO EM PORTUGAL: 30 Anos depois


Passaram 30 anos sobre a data da fundação da Federação Portuguesa de Naturismo. 

Nascida a 1 de Março de 1977 pela vontade de um pequeno grupo de utilizadores nudistas das praias do Meco e da Bela Vista (ao sul de Lisboa), muitas foram as dificuldades a superar para afirmar o Movimento Naturista.

Depois do renascimento da Democracia política e social em Portugal, ocorrida 3 anos antes, a 25 de Abril de 1974, foi possível aos naturistas organizarem-se para dar corpo a uma firme vontade de contribuírem para legalizar a prática nudista clandestina em Portugal.

Apesar da abertura política, não foi fácil a batalha pelo reconhecimento político, social e cultural dos valores que o naturismo representa e nos quais a prática nudista se constitui como a expressão mais polémica.

Muitas batalhas jurídicas foram travadas, muitas barreiras foram sendo desfeitas e a afirmação do naturismo em Portugal foi dura, difícil e controversa, mas logrou não manter-se viva e constante.

Nos últimos 5 anos (2002 a 2007), foi possível concretizar metas importantes e lançar as bases para uma afirmação ainda mais consequente e digna para aqueles que partilham um estilo e prática de vida, inspirada nos valores tradicionais do naturismo.

Portugal viu nascer mais dois campings naturistas – Quinta das Oliveiras e Monte Naturista “O Barão” e duas novas “guest-house” – Quinta da Vista e Naturest. 

A FPN conseguiu legalizar oficialmente para o naturismo, duas praias no litoral do Alentejo e Algarve – Praia do Salto, a sul de Sines e Adegas a norte de Aljezur.

A Federação Portuguesa de Naturismo conseguiu organizar um horário naturista num SPA/Health Club num Hotel de Lisboa, onde uma vez por mês, e durante duas horas, os naturistas podem usufruir de Sauna, Ginásio, Banho Turco, Piscina e, brevemente, Jacuzzi.

Finalmente, no passado dia 24 de Março (2007), a FPN inaugurou a sua sede social em Lisboa, espaço que virá colmatar alguma deficiência organizativa e proporcionará um espaço de convívio. 
Laurindo Correia 

Nela ficará instalada uma secretaria para apoio aos associados, uma mediateca com revistas e vídeos naturistas, e todo o seu arquivo histórico.

O Aniversário foi comemorado com muita alegria, na presença de mais de sete dezenas de associados e iniciou-se com um almoço de convívio a que se seguiu a inauguração da sede com um “Porto de Honra” e Bolo de Aniversário, para além de um conjunto de discursos por parte de fundadores, antigos dirigentes, responsáveis pelos núcleos e clubes federados e, ainda, do Ismael Rodrigo, presidente da FEN – Federação Espanhola de Naturismo.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Praias: novo espaço

O novo espaço para as praias oficiais e e de uso e costume naturista em Portugal.

O teu ponto de partida para a descoberta do naturismo em Portugal! 

Nas ultimas semanas o nosso site foi bastante actualizado.

Para ter acesso às ultimas actualizações quando visitar uma pagina por favor carregue em F5 no seu teclado para garantir que tem a versão mais actualizada da mesma.

As praias oficiais e de uso e costume são agora acedidas a partir da mesma pagina (ainda em construção).

Contribua com os seus comentários, sugestões, fotos e informações actualizadas sobre estes espaços.

Procuramos imagens com 930px por 192px para a foto de topo em cada espaço, participe e se a sua foto for a escolhida será publicada.

Na segunda fase iremos actualizar todas as praias de uso e costume e adicionar as que nos foram propostas. Alguns dos contributos sobre o mapa serão também testados posteriormente.



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

61º Aniversário da INF

A Federação Naturista Internacional (INF/FNI) comemorou a 23 de Agosto o seu 61º Aniversário.

Actualmente a INF congrega mais de 30 Federações Nacionais (entre as quais a FPN - Federação Portuguesa de Naturismo), representado e defendo os interesses de mais de 450.000  naturistas espalhados pelo mundo. [fonte]



A Sieglinde Ivo e toda a sua equipa o nosso reconhecimento e os nossos parabéns por mais um ano de trabalho em prol do naturismo, bem como por todo o apoio e ajuda dada à FPN.

Aos naturistas federados na INF e nas federações nacionais os nossos parabéns e agradecimentos pelo apoio, contributo e voluntarismo que permitem que em Portugal e no mundo o naturismo continue vivo e representativo de um modo de viver onde a tolerância, o respeito pelo próximo e pela natureza se conjugam com uma nudez social amplamente aceite e reconhecida.

Aos 60 milhões de naturistas espalhados pelo mundo os votos de futura adesão ao movimento associativo para que este possa crescer e ter ainda mais representatividade global. 

Juntos podemos mudar o mundo e fazer a diferença, adere à INF e contribui para esta mudança!

Sabe aqui como aderir.
____________________________________________________

domingo, 24 de agosto de 2014

GoTopless Day (Dia de topless)

O "Go Topless Day" decorre sempre no domingo mais perto do dia da Igualdade feminina a 26 de Agosto.

Foi a a 26 de Agosto de 1920 que as mulheres americanas conquistaram o direito ao voto com base na igualdade entre homens e mulheres.

Em 1971 o congresso americano oficializou o dia como o "Women's Equality Day"(Dia da Igualdade Feminina).

Assim só teria lógica que o dia "GoTopless Day" (Dia em topless), seja para protestar ou celebrar dependendo da situação legal de cada cidade onde ocorre,  seja comemorado perto do Dia da Igualdade Feminina.


domingo, 17 de agosto de 2014

Portugal vai NU

A excelente reportagem publicada pelo jornal Publico em 16 de Agosto sobre as praias oficiais naturistas em Portugal.

"Damos a volta às sete praias oficiais de naturismo em Portugal. Visitamos um turismo rural naturista. E conversamos com o presidente da Federação de Naturismo..."

Os nossos parabéns aos autores por este trabalho, pela visita às praias e pelas entrevistas realizadas.

Um artigo simples, directo e despido de preconceitos.

Uma palavra de apreço e agradecimento a todos os entrevistados pelo seu contributo para este artigo e pela opinião dada sobre cada espaço visitado.

Um trabalho de Alexandra Prado Coelho, Luís J. Santos e Mara Gonçalves que ajuda a por a nu alguns dos problemas existentes como a falta de sinalética, a invasão têxtil ou a falta de apoios de praia. 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Focus Agosto (versão Inglesa)



Federation Focus
August 2014


  14% of Canadians are willing to try naturism!

Wreck Beach, Vancouver, Canada

The results of the 2014 survey on Canadians’ experience and attitudes toward nudity and naturism are now available.

Identifying the size of the movement has always been challenging. While it is easy to count members of associations and visitors to naturist facilities, that represents only a small portion of participants. What about those who only try naturism on vacation? And the ones who frequent clothing-optional beaches?

The FCN first answered the question in a 1999 survey. But are the results still relevant a decade and a half later?

We wanted to update the data, determine trends, and reaffirm the original conclusions. So the FCN, the Fédération Québécoise de naturisme (FQN) and Bare Oaks Family Naturist Park got together to gather updated information. A new survey was commissioned using an Ipsos panel. We asked very similar questions. But because we had a bigger budget as a group, we were able to go more into depth by separating experience from intent. The survey was designed, implemented and interpreted by Mark Wilkins Communications.

The results show that interest in naturism is up from 1999. Here are some of the conclusions:
  • Just over 2-in-3 Canadians (69%) claim to have engaged in at least 1 of 6 naturist behaviours tested. The exact same proportion claim to be open to doing so in future. Experience and openness are notably stronger amongst males, and, regionally, Albertans compared to Canadians living elsewhere.
  • At roughly 6-in-10 overall, experience with sleeping in the nude and openness to doing so in future outstrips experience with and openness to other behaviours to a significant degree.
  • This is followed at close to 1-in-2 by experience with / openness to walking around one’s home in the nude.
  • At roughly 1-in-5, a third tier of experience and openness is represented by swimming in the nude (not in mixed company scoring higher than doing so in mixed company particularly when future behaviour is considered).
  • Finally, experience with visiting a naturist / nude beach of resort reside at roughly 1-in-20, but rises significantly to the 1-in-10 range when considering openness to doing so in future.
  • Regionally, Canadians demonstrate several noteworthy differences in their openness to various naturist behaviours:
    • Albertans have greater experience with and are more open to naturism in the home setting (sleeping, walking around) than Canadians elsewhere.
    • British Columbians and Ontarians lead the way in terms of experience with nude swimming, but Albertans show the greatest openness to consider doing so in future (both in unmixed and mixed company).
    • While British Columbians have the most experience with visiting nude beaches, Albertans and residents of the Prairie Provinces are most open to doing so in future – and also lead in terms of openness to visiting a naturist resort in future.
  • Finally, while younger Canadians (< 25 years of age) have not to-date shown a greater proclivity to naturist behaviours (their experience being generally on par with that of Canadians aged 35+), they do demonstrate a higher openness to engaging in all in future (exception: sleeping in the nude, to which Canadians of all ages are roughly equivalent in terms of openness).
  • When we collapse across public behaviours (ie. swimming nude in mixed company or going to a naturist/nude beach or resort), we find that 1-in-5 (21%) Canadians have engaged in such behavior and that 1-in-4 (25%) are open to the idea in future.
You can read the complete survey at: 
 


"Pashtut" Movement, the Israeli movement of social nudity


A few weeks ago we heard about the International Reading Naked Day and decided to celebrate this special day with a first time event of naked poetry and short story reading in Tel Aviv, Israel.
On July 5th, the International Day of Nude Reading, the Pashtut movement in Israel held a unique and fascinating event: a naked literature-reading evening. In the event which took place in a pub of south Tel Aviv, more than a dozen naked writers read some of their poetry and prose to tens of other naked women and men. The common subject was – but of course – "naked writing"… Adi, 45, read a personal story about dealing with her naked body – hesitations first, then the realization that the real person lies under the cloths. Another reader, who experienced social nudity for the first time in his life that evening, read one of his poems - about the social norms that chain us all. Ten other readers shared with the audience their texts, their relationships with nudity and with their body.
Pashtut in Hebrew means simplicity, but implies to nakedness. The movement, founded about two months ago, publicly promotes social nudity in Israel as a legitimate activity. The reading event – only the first in a long list of planned naked events – aims to increase awareness and fight prejudice in the Israeli society, by exposing the public to the naturist way of life, the magic in social nudity and its positive effect on self-confidence, body awareness, freedom of the mind and one's happiness in general. The Pashtut movement was established by a few people who experienced social nudity in the past, and met around the installation of the famous nudity photographer Spencer Tunick at the Dead Sea on September 2011. After a few years of practicing social nudity in closed groups and closed events, the founders have decided "to come out of the social nudity closet" and share it with the public.
The reactions vary. Pashtut's public Facebook page (https://www.facebook.com/pashtut.org) received over 800 likes in less than two months of activity; registration for the naked reading event exceeded the actual capacity of the pub that hosted it, and the Israeli media was very supportive. Talkbacks in the electronic media, on the other hand, tend to be negative and mean. After all, while Israel is western and modern, the idea of social nudity is yet to be widely accepted. Many object nudity for religious reasons. Others for prejudice – nudity is automatically related to sexual misconduct and promiscuity. These reactions were expected, and the people behind Pashtut know they still have a long way to go until social nudity becomes legitimate nationwide, and accepted as pure, non-sexual, and socially positive.
Thank you
"Pashtut" (simplicity) Movement, the Israeli movement of social nudity.







Sept. 11-14, 2014
Lough Allen Hotel & Spa
Drumshanbo Co Leitrim
Ireland

Sept. 26 - 28, 2014 Netherlands

Reminders

Remember to tell your member clubs to keep their listing up to date. They can login and edit their own club listing. If they have forgotten their login or need to register, just tell them to contact the INF.




About Focus

Focus is published by the INF for its member federations. You are welcome to redistribute it to your members or use any of the content in your local country's publications. If you need any of the texts or images in another format, please contact the INF General Secretariat at: naturism@inf-fni.org

We also welcome contributions from member federations. Please send us news about what is happening in your country and we will share it with the rest of the world.

Focus is published in February, April, June, August, October, and December.  The deadline for material to be included is the end of the month prior. e..g. July 31 for the August issue.

Central Committee of the INF:

President:
Sieglinde Ivo (AT) - president@inf-fni.org
Vice-president:
Mick Ayers (ES)- vicepresident@inf-fni.org
Treasurer:
Rolf Beat Hostettler (CH) - treasurer@inf-fni.org
Assessor Europe:
Bernd Huijser (NL) eu-assessor@inf-fni.org
Assessor Non-European countries and Publisher of Focus:
Stéphane Deschênes (CAN) ww-assessor@inf-fni.org
President Legal Commission:
Hervé Begeot info@inf-fni.org

INF Office Hours:
Wednesday – Friday, 8h00 – 11h00

















Copyright © 2014 International Naturist Federation INF-FNI - All rights reserved.
You are receiving this email as a member federation of the International Naturist Federation. 
International Naturist Federation INF-FNI Eduard Nittner Strasse 14/6 Hörsching A-4063 Austria Ph:+43 7221 72 480
www.INF-FNI.org

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

INFOFED Nº 5 de 2014


INFOFED Nº 5 de 2014                   10 de Agosto de 2014

Actualidade

Editorial
Ultima chamada para as filmagens de uma cena de yoga naturista e o serviço expresso de Agosto ao vosso dispor.

Desejamos a todos os naturistas e nudistas boas férias.

Ultima chamada

Procuram-se 12 a 15 voluntários para a filmagem desta cena em ambiente naturista já no dia 13 de Agosto.

No blog da FPN encontra toda a informação sobre este desafio.

Inscreva-se aqui.

Serviço Expresso Férias 

Durante o mês de Agosto a renovação de selos e emissão de Cartão Naturista Internacional serão expedidos em 24/48 horas (após recepção e validação na FPN), permitindo a sua rápida utilização.

No site da FPN estão disponíveis os link para todas as oportunidades com e sem desconto aos portadores do Cartão Naturista., vista-nos e escolhe as tuas férias.

Divulgação


image
image
image
image
image
image
image
 
Calendário 2014
Em permanente actualização com a informação que nos é enviada pelas entidades filiadas na FPN e um ponto de partida para o calendário de toda a actividade naturista em Portugal

Os calendários de actividades nacionais e internacionais estão ao vosso dispor.


ACTIVIDADES INDOOR
image
CNC: Piscina Naturista
De Outubro a Abril sessão mensal de piscina naturista em Lisboa.
image
SPN: Yoga Naturista
De Outubro a Julho aos 3 primeiros sábados de cada mês em Lisboa.
image
Meditação ...
... Naturista no Porto.
Informa-te e adere.

PROTOCOLOS FPN
image
Quinta do Maral
Parque de Campismo naturista e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image

Monte Barão
Parque de Campismo naturista e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image

Quinta dos Carriços
Parque de Campismo parcialmente naturista e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image

Naturviana
Um novo espaço a Norte do país com vantagens para portadores de Cartão Naturista Internacional.
image

Vale de Milhanos
Casa de hospedes em alojamento rural e portadores do Cartão Naturista FPN / INF, com possibilidade de prática naturista. Saber mais...
image

Pool Houses
Apartamentos com piscina perto da praia do Meco com vantagens para portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
Saber mais...

Glampelo
Glamping: camping com glamour ao dispor dos portadores de Cartão Naturista em Penela com 10% de desconto.
image

El Portus
Parque naturista próximo de Cartagena e associados da FPN.
image

Aldeia da Pedralva
Um Turismo de Aldeia Activo para que da Costa Vicentina ao máximo, com vantagens para portadores do Cartão Naturista.
Saber mais...
AssociaPRO - Gestão de Sócios Online
Software Associações
Permite cumprir a legislação em vigor nomeadamente a Portaria 105/2011 de 14/03.

image

Eagle Peak
Alojamento naturista para maiores de 16 anos em Espanha.
Saber mais...
image

El Portus
Parque naturista próximo de Cartagena e associados da FPN.
image

Essendi
Sessões de Reiki para portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image

Tantra Lougue
Meditação naturista, Yoga naturista e outras actividades holisticas.
Saber mais...
image

Aromas&terapias
Massagens Setúbal para portadores do Cartão Naturista FPN / INF
Saber mais...

image

Teatro Tivoli
Em espectáculos em cartaz no Teatro Tivoli, produzidos pela Produtora In-Scala, mediante apresentação Cartão FPN-FNI.
image

Protocolos FPN
Informa-te junto da Federação sobre as condições para protocolos e divulgação. Promove a tua actividade.
image

Promote...
... here your space. Just sign a protocol with FPN with FPN / INF Naturist affiliate card. Saber mais...

PROTOCOLOS DOS CLUBES E ASSOCIAÇÕES FILIADAS NA FPN
image

4MenClinic
Com este protocolo os nossos associados tem acesso a um espaço para depilação genital integral masculina e feminina, massagens, tratamentos e depilação corporal. 
Saiba mais...
image

Primeiros Passos
Obtenção e Renovação da Carta de Condução das Categorias;
Orientação Vocacional;
Consultas de Psicologia Clínica.
Saber mais...
image

K9 Training Center
E porque o bem estar do seu amigo "quatro patas" é importante para nós: passeios, treino etc...
image

Paula Perdigão
Encomendas de comida;
Aulas de culinária Educativa e Vitalizante.
image

Baoba Espaço Massagem
Massagens para os nossos Associados em Lisboa.
Saber mais...
image


Acupuntura, Massagem Tui-Na e Fitoterapia
Com a Drª Maria de Fátima Flores.
image

Protocolos FPN
Informa-te junto da Federação sobre as condições para protocolos e divulgação. Promove a tua actividade.
image

Promote...
... here your space. Just sign a protocol with FPN with FPN / INF Naturist affiliate card. Saber mais...
image

Pronatural
Na Pronatural encontra produtos 100% naturais, 100% biológicos e não testados em animais.

Visite-nos em
www.fpn.pt
FPN nas redes sociais
Blog MSN Facebook Page Facebook Twitter Google plus
Partilhe
Facebook Twitter Google plus