O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Natural: Opinião, por Sieglinde Ivo

Dentro das comemorações da Semana Mundial do Naturismo, o CNC - Clube Naturista do Centro, publicou uma edição especial do seu magazine "O Natural".

Para esta edição o Clube, através da Federação Portuguesa de Naturismo, endereçou  um convite a Sieglinde Ivo - Presidente da Federação Internacional de Naturismo - solicitando a sua contribuição com um artigo alusivo a este período comemorativo.

O conteúdo do artigo pelas opiniões e sugestões que inclui é do intresse de todos os naturistas, nudistas e afiliadas da FPN pelo que tomámos a liberdade da sua publicação e divulgação nos blogs da Federação.

Pelos mesmos motivos e seguindo a sugestão dada, a publicação será enviada a todas as federações acompanhada do texto já publicado no nosso blog em inglês, sendo ainda enviada as todas as entidades filiadas na FPN.

Aproveitamos o memomento para incentivar publicamente todas a entidades filiadas na FPN a seguirem ações idênticas através de um trabalho conjunto com a Federação Portuguesa de Naturismo e a Federação Internacional de Naturismo para promover, divulgar e explicar toda a informação possível e adequada acerca da nossa filosofia e estilo de vida.

Opinião, por Sieglinde Ivo


A revista “O Natural” será lançado como uma edição especial e, além disso, tenho o prazer de felicitá-los por este passo.

A publicidade através de revistas impressas ou internet nunca é demais especialmente para nós Naturistas.

Embora circulem muitas publicações, temos de explicar o nosso modo de vida, a fim de nos protegermos de afirmações lesivas.

Vivemos em harmonia com a natureza, protegemo-la, e sentimo-nos livres, relaxados, e bem sem nenhuma roupa.

Claro que aceitamos a opinião das outras pessoas mas gostaríamos de enfatizar, que também desejamos ser aceites sem qualquer preconceito.

Portugal é um país bonito e oferece muitas oportunidades aos naturistas com as suas longas praias mágicas.

Em comparação com outros países europeus Portugal tem muito mais dias de sol e, portanto, é benéfico o desenvolvimento e suporte do naturismo nesta região.

Através desta publicação dá-se mais um passo nessa direcção a fim de facultar e manter a liberdade incondicional para todos os naturistas


Simbolicamente entrego este ramo de flores e desejo-vos tudo de melhor para a vossa sua campanha e certamente irei reencaminhar a vossa revista a todas as federações.

Com os melhores cumprimentos

Sieglinde Ivo
INF-FNI President
Original English version

Artigos desta edição especial:
Todos os artigos serão publicados no Blog do CNC, facilitando a sua tradução para outras línguas.
    Carregando na imagem encontra todas as publicações online do magazine do CNC:

    sábado, 28 de junho de 2014

    1ª vez: Click, Como surgiu a ideia?

    Na foto: José Sousa no relato do seu Click
    Olá a todos,
    Gostava de ouvir dos participantes a forma e o momento em que perceberam que gostavam de experimentar o naturismo.

    - Click, Como surgiu a ideia?
    - Barreiras, como as derrubaram?
    - Expectativas, como correu a primeira vez?
    - Experiencias, o que mais gostaram? E menos?

    Começo eu:

    Encontra no Forum da JPN vários relatos da primeira vez.

    E tu porque esperas ? Aproveita a Semana Mundial do Naturismo e deita fora o fato de banho!
    _________________________________________________________________

    quinta-feira, 26 de junho de 2014

    O Naturismo no Facebook para todos

    As redes sociais como o Facebook permitem uma grande divulgação do naturismo.

    No entanto nem todos os naturistas são adeptos de redes sociais e muitos não utilizam esta rede social.

    Para permitir o acesso à informação divulgada pela FPN, JPN e entidades afiliadas, a partir de hoje fica disponível no site da FPN toda a informação disponibilizada nesta rede social por todas as entidades.

    Basta acederem à pagina de contactos dos afiliados e a esta pagina para encontrarem toda a informação.
    _________________________________________________________________

    quarta-feira, 25 de junho de 2014

    43ª Gala de Natação INF 2014

    De 24 a 26 de Outubro decorre a 43ª Gala de Natação em  Mulhouse uma organização conjunta da:
    • Fédération Française de Naturisme (FFN)
    • INF - EuNatCom
    • Club du Soleil, Mulhouse (FR)

    O evento decorre na "Piscine des Jonquilles" e tem um custo por participante de 90€ que inclui alojamento e alimentação de sexta à noite até ao pequeno almoço de domingo.

    Se és ou pretendes ser portador de Cartão Naturista Internacional podes inscrever-te neste evento até 31 de Julho.

    Para mais informações contacta o secretariado da FPN através de email
    _________________________________________________________________

    quinta-feira, 19 de junho de 2014

    Portugal em mudança?

    Dados de um inquérito realizado em 2011.

    Deixa-nos o teu comentário sobre o que mudou em Portugal nestes últimos 3 anos.

    Já pensou em despir-se completamente na praia, viajar num cruzeiro naturista ou até escalar uma montanha nú?

    Se para alguns só pensar nisso é embaraçoso, talvez os números de quem já o fez o surpreendam.

    De acordo com o nosso estudo sobre o Turismo Naturista, quase 1 em cada 3 participantes de toda a Europa afirma já ter feito nudismo em locais públicos.

    Mas onde é que vão nas suas férias naturistas? Quais as melhores praias? Vão com a família e amigos? E será o nudismo uma boa forma de ter um caso romântico?

    Veja o nosso infográfico em baixo e descubra mais sobre o porquê, onde e com quem as pessoas praticam nudismo…




    Onde vão nas férias nudistas?

    Na Europa, o topless é uma prática comum e pode-se dizer que é um passo pequeno do topless aos banhos de sol em nú integral. É por isso surpreendente que, dos que afirmaram já ter praticado nudismo, apenas 28% afirma tê-lo feito na praia.

    O estudo conseguiu ainda reunir uma série de destinos naturistas. Reserve voos para Espanha se quiser experimentar as praias mais populares – não é por isso uma surpresa que o “Dia Sem Fato de Banho” tenha começado no país vizinho em 2007.

    Talvez pela sua famosa atmosfera liberal e relaxante não seja de estranhar que as Ilhas Baleares sejam um dos destinos mais famosos, principalmente Ibiza e Formentera. E o clima ameno durante todo o ano das Ilhas Canárias é provavelmente a razão do grande número de naturistas que por ali passam as suas férias. A costa Dalmatiana da Croácia também foi citada recorrentemente e as suas praias magníficas e recatadas são o perfeito destino para os mais tímidos naturistas.

    O Meco também foi citado como local de culto naturista e não só por naturistas portugueses.

    O que é surpreendente é que mais de metade dos naturistas que responderam ao nosso estudo participaram num cruzeiro naturista. Este tipo de férias cresce cada vez mais com alguns cruzeiros naturistas a serem criados anaulamente, principalmente no Mediterrâneo e Adriático.
    Porque que fazem nudismo?

    Muitos não têm ideia porque é que muita gente se sente confortável estando nú em locias públicos, mas talvez os nossos resultados surpreendam, uns impressionantes 50% nos naturistas fazem-no porque sempre foi feito na sua família – não porque decidiram num dia despir-se. Obter um bronzeado integral parece ser uma explicação lógica, mas apenas 16% o fazem por esta razão.

    Parece que para a maioria dos naturistas, tirar a roupa em local público tem uma forte ligação com o que os rodeia, a natureza. 63% dizem que o fazem para se sentirem em harmonia com a natureza, e 60% afirma que o nudismo é agradável porque os faz sentir como vieram ao mundo.
    Com quem praticam o nudismo?

    Apesar da disposição das pessoas para se despir em público, mais da metade daqueles que o fazem dizem nunca o terem feito em lugares onde poderiam encontrar alguém conhecido. A razão que apontam para tal é que sentiriam vergonha. Talvez isso tenha algo a ver com o facto que 44% já se sentiu observada enquanto praticavam nudismo.

    Parece que o nudismo é mesmo considerado uma atividade em família, já que apenas 27% respondeu que nunca faria nudismo com os seus pais ou filhos. Mas será uma boa forma de ter encontros amorosos? Na verdade não, e pode até ficar desapontado ao ver que 69% respondeu nunca ter tido nenhum relacionamento amoroso enquanto praticava nudismo. É um valor demasiado expressivo que deita por terra o preconceito que muitos têm sobre o nudismo.

    Fonte
    _________________________________________________________________

    quarta-feira, 18 de junho de 2014

    Facebook no site da FPN

    Para quem não é membro desta rede social mas deseja acompanhar a FPN nesta rede, pode agora seguir a pagina do Facebook directamente no site da FPN.

    O twitter está igualmente disponível.

    www.fpn.pt

    segunda-feira, 16 de junho de 2014

    CNC: Magazine "O Natural"

    O Clube Naturista do Centro publicou a ultima edição do magazine "O Natural" numa edição Especial dedicada à 2ª Edição da Légua Nudista no Meco e que se encontra disponível para leitura online!

    Desde 2013 que todas as edições desta publicação podem ser lidas e seguidas através da internet.

    Com esta alteração a revista que passou em primeiro lugar de impressa a digital e posteriormente de exclusiva para associados do Clube a aberta para o publico em geral, tornando-se na primeira revista editada por um Clube naturista em Portugal de livre circulação.

    Um exemplo a seguir na divulgação e promoção do naturismo e do nudismo, contribuindo deste modo  de forma dinâmica e transparente para a desmistificação do nu e da filosofia de vida naturista.

    O Clube Naturista do Centro oferece várias formas de seguir e de ler a sua publicação:
    No Issuu e no blog é possível ler todos os números que foram disponibilizados.


    domingo, 15 de junho de 2014

    Nudefest 2014

    O grande evento de verão em Inglaterra organizado pelo British Naturism (Federação Inglesa de Naturismo) decorre de 6 a 13 de Julho.

    Este é um ou mesmo o maior evento naturista realizado naquele país.

    A titulo de curiosidade:

    Em Inglaterra existem Clubes com mais sócios que todos os portadores de Cartão Naturista em Portugal.

    Apenas cerca de 30% dos membros dos Clubes são portadores de Cartão Naturista.

    O peso do BN é tão grande que a federação inglesa possui dois imóveis para trabalhar  e edita uma das revistas mais lidas do mundo sobre naturismo.


    sábado, 14 de junho de 2014

    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais

    Com uma excelente temperatura para viajar saímos de El Portus em direcção a Cartagena pelas 07H30.

    Após uma breve paragem para deixar um companheiro, iniciamos a viajem até Lisboa onde chgemaos por por volta das 16H30.

    Viajem

    Lisboa - El Portus, cerca de 960 km.

    Portagens apenas em Portugal.

    Pelo caminho é possível encontrar gasóleo mais barato, recomendamos a bomba logo à saída de El Portus ( o mais barato que vimos em Espanha)  e outra bomba a cerca de 200km da fronteira.

    De notar que actualmente aos fins de semana com a acumulação de descontos é mais barato abastecer em Portugal.

    Internet
    A grande falha do campimg, muito lenta, irregular e cara, não permite trabalhar a partir deste espaço.

    O melhor sitio poderá ser no restaurante mas mesmo assim a determinadas horas funciona mal.

    Com preços de 3€ por dia, 12€ por semana e 30€ por mês é a única critica de todo o encontro.

    Médico
    O Camping conta com um médico extremamente prestável e simpático.
    Serviço comprovado pelas visitas domiciliárias na véspera da saída.

    Preço do encontro
    Os encontros de famílias são apoiados pela INF e negociados para terem os melhores valores possíveis para os portardes de cartão naturista.

    Deixamos dois exemplos que ilustram a vantagem financeira destes encontros e os montantes de descontos alcançadas:

    Bungalow tipo A

    A forma mais barata de participar no encontro para duas pessoas (excepto campimg).

    Um desconto que só por si paga a quota associativa por vários anos.


    Hacienda Montalvo

    A forma mais cara para um participante individual no encontro.





    O preço do encontro incluiu o seguinte:


    A viagem ida e volta (Lisboa) em carro a gasóleo ficou por menos de 200€ com portagens já incluídas, podendo e devendo ser repartida por várias pessoas, ou seja desde 40/50 € por pessoa.

    As refeições no restaurante do Camping ficam por volta 10€, com o menu do dia a 9€ a incluir:
    • Pão;
    • Entrada (à escolha entre duas entradas)
    • Prato principal (à escolha entre dois pratos)
    • Sobremesa (doce ou fruta à escolha)
    • Café ou chá.
     As bebidas são pagas à parte (cerveja 1€, copo de vinho 1.5€, refrigerantes 1.5€, etc)

    Para quem desejar cozinhar existem várias alternativas de supermercados dentro e fora do parque.

    A participação no evento é reservada a portadores de CNI - Cartão Naturista Internacional com selo valido.

    A emissão do cartão naturista tem um custo anual de:
    • 15€ (dos 31 aos 69 anos)
    • 10€ (dos 18 aos 30 anos)
    • 10€ (a partir dos 70 anos)
      Para os membros dos Clubes e associações filiadas na FPN (acresce quota associativa de cada entidade).

    A quota associativa vai de 22.5€ a 40€ constante idade ou entidade escolhida.

    A participação neste tipo de eventos é por si só a amortização financeira de qualquer tipo de pagamento por dezenas de anos.

    Mas a participação no movimento associativo naturista é muito mais que a amortizar uma quota ou selo anual.

    É pertencer a uma Associação ou Clube Nacional, a uma Federação Nacional e a uma Federação Mundial, todas com corpos sociais eleitos democraticamente.

    É pertencer a um movimento com expressão mundial e com ele poder mudar o mundo, através da participação activa nas suas actividades, na luta pelas suas causas e na defesa e reconhecimento dos nossos direitos enquanto cidadãos que optaram pela filosofia de vida naturista.

    Junta-te ao movimento, dá expressão e representação às entidades que defendem e promovem o teu estilo de vida.

    El Portus: Dia 0 - Viagem e Chegada
    El Portus: Dia 1 - Boas Vindas
    El Portus: Dia 2 - Muita Chuva
    El Portus: Dia 3 - Olé
    El Portus: Dia 4 - Caminhada
    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural
    El Portus: Dia 6 - Los Belones
    El Portus: Dia 7 - Muito Sol
    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala
    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais
    _________________________________________________________________

    WNBR - 2014



    World Naked Bike Ride


    A World Naked Bike Ride (WNBR), é uma campanha global em que os participantes  pedalam juntos sem a obrigação de usar roupas utilizando veículos não motorizados como bicicletas, skates e patins).

    Os corpos nus da campanha chamam a atenção dos motoristas e da sociedade para a fragilidade dos ciclistas e pedestres no dia a dia do trânsito.

    Ao não utilizar roupas, os aderentes dão visibilidade aos meios de transportes não motorizados e deixam de ser, durante a campanha, invisíveis.

    O objetivo é promover uma visão de segurança no trânsito, de não poluição e de positividade em relação aos corpos das pessoas. É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos de petróleo, automóveis e energias não-renováveis.

    O código de (despir) vestir é mais nu que a pessoa ousar, do inglês as bare as you dare.

    A nudez total ou parcial é encorajada, porém não é obrigatória em todas oe eventos ao redor do mundo.

    A não obrigatoriedade de cobrir as partes íntimas diferencia essa pedalada dos outros eventos ciclísticos.

    A primeira edição oficial do evento ocorreu em 12 de junho de 2004 simultaneamente na Austrália, na Itália, nos Países Baixos, na Rússia e nos Estados Unidos. Durante o tempo também houveram edições na Áustria, no Canadá, na República Checa, na Dinamarca, na França, em Israel, no Japão, na Letónia, na Nova Zelândia, na Polónia e na Espanha.

    Aqui podem encontrar vídeos de vários eventos organizados já em 2014, a data do evento varia de país  para país, sendo o dia de hoje o mais concorrido na Europa.

    Alguns vídeos mostram o espírito e a boa disposição presentes nestes eventos que são realizados de forma divertida e descontraída pelos participantes.

    14 de Junho é a data escolhida em todo o hemisfério norte para a realização de mais um WNBR. Com este evento pretende-se demonstrar a fragilidade do corpo humano perante o automóvel, daí ser um evento onde os participantes vão o mais nús que conseguirem. Pretende-se igualmente demonstrar que existem meios de transporte suaves, amigos do ambiente, que ajudam a que as nossas cidades sejam locais agradáveis para se estar e viver.

    Porque a presença de todos é muito importante, não deixes de marcar presença neste evento.















    No facebook encontram também vários eventos agendados para hoje e uma pesquisa pela internet mostra uma informação muito completa sobre o evento.

    Portugal



    Num pais de hipocrisia e cinismo onde a droga e a prostituição contam para para as contas as contas publicas permitindo um maior endividamento do pais,  este evento não é autorizado ir a nu pelo que consiste na realidade numa W(N)NBR - World (Non) Naked Bike Ride.

    O entanto o nu como opcional a este evento em tudo o mundo, não impede em solo lusitano que a sua proibição impeça a mensagem mais importante agregada a este evento.

    A segurança, a poluição e a fragilidade dos ciclistas é assim divulgada e alcançada através dos media nacionais.

    Ao contrário de outros países em Portugal este evento é apenas realizado numa cidade.




     
    WNBR Lisboa

    Já na sua 4ª edição o evento tem ganha espaço e mediatização, alcançando deste modo o seu objectivo.

    A prova deste ano conta com um percurso novo e realiza-se a partir das 15H00 no Marques de Pombal









    sexta-feira, 13 de junho de 2014

    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala

    O ultimo dia do encontro terminou com o jantar de Gala e muita animação no restaurante do camping.

    Após a animação ainda houve tempo para um brinde de despedida e uma troca de ideias para o futuro do naturismo e do próximo encontro de famílias entre os representantes da FPN e da FEN.




    El Portus: Dia 0 - Viagem e Chegada
    El Portus: Dia 1 - Boas Vindas
    El Portus: Dia 2 - Muita Chuva
    El Portus: Dia 3 - Olé
    El Portus: Dia 4 - Caminhada
    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural
    El Portus: Dia 6 - Los Belones
    El Portus: Dia 7 - Muito Sol
    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala
    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais
    _________________________________________________________________

    quinta-feira, 12 de junho de 2014

    El Portus: Dia 7 - Muito Sol

    Um dia livre passado no parque com muito sol e uma agradável temperatura.

    Com um mar "flat" e transparente a praia de El Portus parecia uma piscina cuja agua estava numa óptima temperatura.

    Este dia permitiu uma série de actividades, desde escalada no lado esquerdo da praia a actividades náuticas disponibilizas pelo camping.

    O almoço foi servido na esplanada do chiringuito entre a praia e a piscina de verão. Um local com muita sombra que permite mesmo em dias de calor tomar uma refeição agradável.

    O final do dia terminou na piscina aproveitando a excelente temperatura da agua da piscina e algumas tertúlias entre os participantes do encontro.





    El Portus: Dia 0 - Viagem e Chegada
    El Portus: Dia 1 - Boas Vindas
    El Portus: Dia 2 - Muita Chuva
    El Portus: Dia 3 - Olé
    El Portus: Dia 4 - Caminhada
    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural
    El Portus: Dia 6 - Los Belones
    El Portus: Dia 7 - Muito Sol
    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala
    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais
    _________________________________________________________________

    quarta-feira, 11 de junho de 2014

    El Portus: Dia 6 - Los Belones

    Saída do camping pelas 10H00, em dois autocarros, com o primeiro grupo a fazer uma caminhada pela serra para chegar à praia e o segundo grupo uma caminhada mais pequena e plana junto ao mar até ao ponto de encontro.

    As praias de Calblanque, estão integradas na área protegida de Los Belones que conta com centro interpretativo da natureza, tem uma areia de cor muito própria e contrastam com a praia cinzenta e com muita pedra de El Portus.

    Durante a estadia na praia muitos mergulhos e muito convívio entre os presentes, alguns companheiros aproveitaram para explorar as praias circundantes. Estas praias permitem entrar várias dezenas de metros pelo mar a dentro sempre com pé.

    Pelas 16H00 iniciou-se a caminhada de regresso ao parque, realizada à beira em mar.

    Na viagem de regresso o "guia turístico" de serviço foi dando uma perspectiva da região e dos locais por íamos passando.

    Ficamos a conhecer e no dia seguinte fomos experimentar a cerca de 3 km de El Portus um espaço que serve umas belas e baratas tapas, incluindo um mini mercado com preços mais baratos que no parque.

    No site da FPN encontras uma galeria das imagens deste dia.

    El Portus: Dia 0 - Viagem e Chegada
    El Portus: Dia 1 - Boas Vindas
    El Portus: Dia 2 - Muita Chuva
    El Portus: Dia 3 - Olé
    El Portus: Dia 4 - Caminhada
    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural
    El Portus: Dia 6 - Los Belones
    El Portus: Dia 7 - Muito Sol
    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala
    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais
    _________________________________________________________________

    terça-feira, 10 de junho de 2014

    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural

    Saída do camping pelas 09H30, chegada a Cartagena e breve visita a um pavilhão do Museu da Marinha.

    De seguida uma volta de barco pelo porto com explicação dos locais históricos e respectivo enquadramento, das actividades económicas dentro da baía, finalizado a visita tivemos cerca de 1 hora para um passeio livre zona histórica da cidade.






    Pelas 13H00 visita guiada ao Teatro Romano com explicação da importância histórica descoberta, o seu enquadramento na histórica e vida da cidade ao longo dos séculos  e dos trabalhos já realizados e respectivos achados nas escavações.







    Pelas 15H00 almoço no Clube Naval findo o qual regressamos a El Portus



    El Portus: Dia 0 - Viagem e Chegada
    El Portus: Dia 1 - Boas Vindas
    El Portus: Dia 2 - Muita Chuva
    El Portus: Dia 3 - Olé
    El Portus: Dia 4 - Caminhada
    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural
    El Portus: Dia 6 - Los Belones
    El Portus: Dia 7 - Muito Sol
    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala
    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais
    _________________________________________________________________

    sexta-feira, 6 de junho de 2014

    El Portus: Dia 4 - Caminhada

    O quarto dia começou com uma caminhada em direcção à praia de Cala Aguilar.

    O troço faz parte do percurso GR92, com saída do parque pelas 09H00 iniciamos a a primeira parte sempre a subir até à quota dos 540m durante 4,4 Km.

    A maior subida começa na estrada de El Portus  com uma inclinação muito acentuada até uma estrada de terra que dá acesso a uma casa branca que se vê do parque.

    Neste espaço e para surpresa de quem não conhece, e sendo esta uma zona muito seca, uma fonte de agua potável onde os participantes se refrescaram durante um curto período de descaso e uma foto de grupo.

    A subida mais ligeira e curta em direcção ao ponto mais alto da caminhada é feita através de um pinhal.






    Terminando a subida nas encostas viradas ao mar com uma paisagem magnifica.

    Segue-se uma ligeira descida dentro de arvoredos até ao inicio do estreito caminhado em cascalho que segue encosta abaixo em ziguezague até à praia.

    Esta parte com muita pedra solta, descidas muito inclinadas e com locais onde só passa uma pessoa de cada vez é acompanhado num dos lados com perigosos desníveis.



    A descida com cerca de 2000 metros torna-se mais cansativa pelo esforço e concentração exigidos.

    Na praia de Cala Aguilar encontramos um local de grande beleza envolvente e um barco para a viajem de regresso ao parque.

    Para os amantes das caminhadas recomendamos um pesquisa na internet: GR92 .

    Para verem imagens da praia e área circundante, pesquisem por: Cala Aguilar

    No Facebook podem ver mais fotos da caminhada.





    El Portus: Dia 0 - Viagem e Chegada
    El Portus: Dia 1 - Boas Vindas
    El Portus: Dia 2 - Muita Chuva
    El Portus: Dia 3 - Olé
    El Portus: Dia 4 - Caminhada
    El Portus: Dia 5 - Cartagena Cultural
    El Portus: Dia 6 - Los Belones
    El Portus: Dia 7 - Muito Sol
    El Portus: Dia 8 - Jantar de Gala
    El Portus: Dia 9 - Partida, notas finais
    _________________________________________________________________

    segunda-feira, 2 de junho de 2014

    2ª Corrida Amorama em Marcha

     AMORAMA em marcha

    22 de Junho às 10:00


    Visita a pagina da Associação no Facebook

    Podes visitar o evento Facebook

    A AMORAMA - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, é uma IPSS sem fins lucrativos do Concelho da Amadora, Distrito de Lisboa, fundada em 1988, por um grupo de pais com o objectivo de dar resposta ás necessidades de jovens/adultos com deficiência profunda vem desenvolvendo acção social de apoio a pessoas com deficiência e idosos.


    A Légua Nudista foi visitada por uma delegação da prova para promoção do seu evento a realizar na acima enunciada.



    A Federação Portuguesa de Naturismo apoia simbolicamente este evento com a sua divulgação e promoção pelos seus canais online.

    Participa no evento e apoia esta causa!

    Os membros da Amorama na promoção e duvulgação da sua corrida durante a 2ª Légua Nudista no Meco.