O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Hora do Planeta 2014



Este ano a Hora do Planeta 2014 acontece a 29 de Março, as luzes apagam-se entre as 20:30 e as 21:30h da hora local.

Mega Aula de Yoga em 7 cidades Portuguesas assinala Hora do Planeta 2014

Sábado, 29 de Março, 20h30-21h30

sexta-feira, 21 de março de 2014

GoTopless Day (Dia de topless) - 24 de Agosto de 2014

O "Go Topless Day" decorre sempre no domingo mais perto do dia da Igualdade feminina a 26 de Agosto.

Foi a a 26 de Agosto de 1920 que as mulheres americanas conquistaram o direito ao voto com base na igualdade entre homens e mulheres.

Em 1971 o congresso americano oficializou o dia como o "Women's Equality Day"(Dia da Igualdade Feminina).

Assim só teria lógica que o dia "GoTopless Day" (Dia em topless), seja para protestar ou celebrar dependendo da situação legal de cada cidade onde ocorre,  seja comemorado perto do Dia da Igualdade Feminina.


quinta-feira, 20 de março de 2014

Insucesso das campanhas contra a censura do Facebook





Num anúncio publicitário para um seguro automóvel com três amigas idosos sentadas numa sala de estar, uma mulher fala sobre como deixou de ser necessário enviar cartões postais de férias, porque agora ela pode publicar as suas fotos no seu mural. Por isso, o seu mural passou a significar para ela a sua sala de estar. Quando uma das suas amigas desafia os seus pressupostos ela reponde: " Eu cancelo a nossa amizade (unfriend)". Ao que a amiga responde:" Não é assim que isso funciona, não para isso que estas coisas funcionam"

Este poderá ser o problema com os esforços levados a cabo pelos membros da comunidade nudista e naturista que estão a lutar contra a proibição da nudez não sexual no Facebook.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Naturismo Virtual

"Muitas pessoas são naturistas no Second Life, muitas delas não são naturistas na vida real. É um estilo que vida que atrai muitas pessoas na vida virtual e na vida real, mas na vida real a falta de oportunidade, a falta de parceiro ou a não aceitação do corpo levam muitoa a não praticar. O Second Life permite experimentar o naturismo virtualmente.
Devido à popularidade deste estilo de vida e ao aumento de perfis no SL, parece opurtunio a existencia de um ‘magazine’ (i.e. um blog) dedicado ao tema."  
Fonte

Como se pode experimentar o naturismo virtualmente?

como podemos sentir a natureza o sol, o vento etc?


Faz algum sentido falar em praticar naturismo de forma virtual?

Quais as vantagens ou benefícios para os naturistas e respetivas organizações ?

Se não estamos confiantes com o corpo, o mundo virtual vai ajudar ou pior a relação entre o Ser e o corpo?

Este tipo de  "naturismo" aparenta à primeira vista ser um estranha forma de pratica do nudismo e do naturismo.

Partilha connosco a tua opinião. Praticas naturismo virtual?

quais as suas vantagens e desvantagens ?
_________________________________________________

quinta-feira, 6 de março de 2014

Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Naturismo

Para dar continuidade aos trabalhos iniciados na ultima Assembleia geral é convocada uma Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Naturismo:

segunda-feira, 3 de março de 2014

Quinta do Maral no apoio à 2ª Légua Nudista no Meco


A Quinta do Maral apoia a 2ª Légua Nudista com a oferta de dois vouchers a sortear entre os concorrentes masculinos e femininos inscritos na prova.

A Federação Portuguesa de Naturismo  e a organização da prova agradecem publicamente este apoio ao evento.

Artigos relacionados:

_________________________________________________


sábado, 1 de março de 2014

37º Aniversário da FPN


Companheiros

A Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) através dos seus Corpos Sociais agradecem a todos os Companheiros que nos endereçaram votos de parabéns.

Desde 1 de Março de 1977 ao serviço dos Naturistas e Nudistas em Portugal a FPN procurou sempre promover e divulgar o Naturismo como forma de coesão e união entre os objectivos individuais e colectivos de todos os praticantes residentes em Portugal e compatriotas além fronteiras.

Ao longo destes anos foram alcançadas metas importantes como a Lei em vigor já na sua terceira versão com melhorias construídas em conjunto com os partidos com acento parlamentar, com as associações filiadas e com destacados Companheiros que muito apoiaram a sua concretização.

As praias oficiais e de uso e costume onde todos podemos usufruir da nossa forma de estar na vida que ao longo dos últimos anos se tornaram num espaço com mais jovens, mais praticantes e mais mulheres, são uma demonstração da continuidade e do futuro do naturismo.

Mais à vontade, mais aceitação corporal e mais harmonia com a natureza são a prova viva do bem estar que a prática nudista e naturista promove de forma individual e colectiva em cada um de nós, mostrando uma  nudez social enraizada e cada vez mais procurada quer em Portugal quer no estrangeiro.

Para chegar aqui foi necessário o apoio e o trabalho de todos aqueles que de forma mais ou menos publica, mais ou menos participativa procuraram levar o naturismo e as respectivas entidades mais além, muitos com "prejuízo" pessoal e familiar, mas todos sempre com determinação e vontade de apoiar e ajudar a construir o presente.

Não vamos citar nomes porque somos todos adeptos das mesmas causas, mas não nos podemos esquecer do contributo e trabalho de quem apoiou a realização da sede da FPN, daqueles que a partir das suas residências apoiaram e apoiam a FPN, as suas filiadas e causa naturista.

Não podemos esquecer aqueles que ano após ano renovam o seu Cartão Naturista tornando possível o nosso trabalho, nem aqueles que mesmo sem nos apoiar directamente contribuem para a construção do naturismo em Portugal nas suas zonas de residência e de prática naturista.

A todos o nosso bem haja, a todos o futuro começa hoje aqui, neste momento e será tudo o que quisermos construir e legar aos vindouros.

Contamos convosco para construir,
              Contamos convosco para divulgar e promover mais e melhor nudismo e naturismo.

Juntos teremos vontades individuais e colectivas unidas em torno da concretização dos nossos objectivos.

Viva o Naturismo!
_________________________________________________ 

Naturismo, um regresso às origens?

Título: Naturismo, um regresso às origens?

Autor: José Luís Vieira
Género: Ensaio
Pág.: 128
Preço: 13,00 €
ISBN: 978-989-667-179-2

Os nossos parabéns ao José Luís Vieira por mais um livro sobre o naturismo.

E votos de sucesso na sua comercialização.


Será o Naturismo uma tentativa de regressar às origens? Nesse caso onde se situam essas origens? 100 anos? 100.000 anos? Quebrar com toda a tecnologia e modelos atuais de sociedade?


Ou será antes a tentativa de voltar a integrar o ser humano na Natureza sem deixar para trás o que a tecnologia nos tem oferecido, de forma sustentada e sem perder o frágil equilíbrio?
Quando o José Luís Vieira me convidou a prefaciar este livro, pensei que fosse sobre Naturismo. Não é…
É sobre Democracia, Direito, Ciência, Nutricionismo, Saúde, Tecnologia, Moda, Sexo, mas, acima de tudo, é um Tratado Filosófico e uma inteligente conclusão da Bíblia, ao retratar como tornámos realidade o nosso próprio Armagedão, rumo a um Apocalipse inevitável…
… que tenta ensinar-nos a evitar…


(...)
É o Alerta!Pouco do que aqui é dito sobre Naturismo é desconhecido das maiorias.No entanto, quase tudo quanto se revela sobre o seu inverso são pedradas no charco de cada um de nós, que, ou não sabíamos ou fingimos ignorar para mais confortavelmente nos inserirmos no rebanho, a caminho de um matadouro que nós próprios construímos e está mesmo ali à frente!Aqui fica um instrumento necessário ao desenho do futuro possível…… aqui fica a arma da palavra, a Informação!Homens como José Luís Vieira são os guerreiros de hoje.
A nós compete engrossar fileiras e ir criando um novo exército!
in prefácio de Pedro Laranjeira

Parabéns PVA

A Federação Portuguesa de Naturismo deseja:
à Pensamento ao Vento - Associação,  
à sua Direcção,
aos restantes corpos Sociais,
a todos os Sócios da Associação,
amigos e simpatizantes:

Parabéns pelo vosso 1º Aniversário com votos de continuação por muitos e bons anos.