O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

sábado, 1 de março de 2014

37º Aniversário da FPN


Companheiros

A Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) através dos seus Corpos Sociais agradecem a todos os Companheiros que nos endereçaram votos de parabéns.

Desde 1 de Março de 1977 ao serviço dos Naturistas e Nudistas em Portugal a FPN procurou sempre promover e divulgar o Naturismo como forma de coesão e união entre os objectivos individuais e colectivos de todos os praticantes residentes em Portugal e compatriotas além fronteiras.

Ao longo destes anos foram alcançadas metas importantes como a Lei em vigor já na sua terceira versão com melhorias construídas em conjunto com os partidos com acento parlamentar, com as associações filiadas e com destacados Companheiros que muito apoiaram a sua concretização.

As praias oficiais e de uso e costume onde todos podemos usufruir da nossa forma de estar na vida que ao longo dos últimos anos se tornaram num espaço com mais jovens, mais praticantes e mais mulheres, são uma demonstração da continuidade e do futuro do naturismo.

Mais à vontade, mais aceitação corporal e mais harmonia com a natureza são a prova viva do bem estar que a prática nudista e naturista promove de forma individual e colectiva em cada um de nós, mostrando uma  nudez social enraizada e cada vez mais procurada quer em Portugal quer no estrangeiro.

Para chegar aqui foi necessário o apoio e o trabalho de todos aqueles que de forma mais ou menos publica, mais ou menos participativa procuraram levar o naturismo e as respectivas entidades mais além, muitos com "prejuízo" pessoal e familiar, mas todos sempre com determinação e vontade de apoiar e ajudar a construir o presente.

Não vamos citar nomes porque somos todos adeptos das mesmas causas, mas não nos podemos esquecer do contributo e trabalho de quem apoiou a realização da sede da FPN, daqueles que a partir das suas residências apoiaram e apoiam a FPN, as suas filiadas e causa naturista.

Não podemos esquecer aqueles que ano após ano renovam o seu Cartão Naturista tornando possível o nosso trabalho, nem aqueles que mesmo sem nos apoiar directamente contribuem para a construção do naturismo em Portugal nas suas zonas de residência e de prática naturista.

A todos o nosso bem haja, a todos o futuro começa hoje aqui, neste momento e será tudo o que quisermos construir e legar aos vindouros.

Contamos convosco para construir,
              Contamos convosco para divulgar e promover mais e melhor nudismo e naturismo.

Juntos teremos vontades individuais e colectivas unidas em torno da concretização dos nossos objectivos.

Viva o Naturismo!
_________________________________________________