O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

domingo, 30 de junho de 2013

Portugal: Meco Official Naturist Beach

Meco Official Naturist Beach is really popular by the Portuguese and well known internationally. This is not without a reason, this beach is really wonderful – it is located in the middle of a “Serra da Arrabida” natural park. The beach coast line is brilliant, the climate is perfect and the surrounding forest is well persevered. The beach is a mecca for surfers and nudists.

Getting there
Going from Lisbon it is a 40 km drive? Take the A2 South Highway, drive towards Sesimbra, turn right after Fernão Ferro to Alfarim. Turn right again to beaches, also known as “Praias” in Portuguese.
When you get to the parking lots, then leave your car before the beach. When at the beach turn left and get a nice full body tan anywhere after the first spring.

Facilities
There is bar and restaurant on the textile area of the beach.

Source

 Português


sábado, 29 de junho de 2013

De Lés-a-Lés: Serra da Estrela


"Embora não seja um sitio oficial é um sitio onde tem espaços fantásticos para a prática naturista. Pouca gente e isolado! Muito bom. Serra da Estrela!"
O primeiro contributo recebido via Facebook para o novo projecto.

Obrigado Paulo.

English

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Meco 29 de Junho: Cartão ou associação na hora

Amanha vamos à praia.
Estaremos no evento informal que decorre amanha na praia do Meco logo no inicio da praia, procura pelo Rui e pela Isa, o encontro não terá qualquer bandeira da FPN ou Clubes associados :


Entre as as 16H00 e as 17H00 na praia do Meco podes renovar o teu cartão ou aderir ao Cartão Naturista emitido pela FPN, nas seguintes condições:

Renovação de Cartão para portadores em 2012
Se tinhas Cartão Naturista via:

CNC ou FPN
Podes renovar e levantar o teu novo Cartão Naturista e selo de 2013, consulta os valores a pagar.

SPN 
Podes renovar e levantar o teu novo Cartão Naturista e selo de 2013 na apresentação da quotização da SPN valida para 2013, consulta os valores a pagar.

CNA
A renovação terá de ser feita pelo Clube por estar em processo de renumeração de associados, só permitindo a emissão de cartões à posteriori.

Adesão ao Naturismo Associativo

Aproveita para tirar todas as duvidas e aderir ao movimento, informa-te das condições.

CNC ou FPN
Podes aderir na hora, bastando apresentar documento de identificação e numero de contribuinte.
O Cartão será enviado via postal com o respectivo recibo.

Podes solicitar a tua ficha de inscrição e enviar mais tarde por email ou correio postal.

CNA
Podes solicitar a tua ficha de inscrição na FPN e de seguida contactar o Clube para envio da documentação e formalizar a inscrição.

SPN 
Podes solicitar a tua ficha de inscrição na FPN e de seguida contactar a Associação para envio da documentação e formalizar a inscrição.

Podes também fazer a pré inscrição na FPN, sendo a mesma valida após a adesão à SPN, consulta aqui as condições.
_____________________________________________________________


Portugal: Serra da Estrela


"Although not an official naturist inland site is a place where you have fantastic spaces for practicing naturism. Few and isolated! Very good. Serra da Estrela"

The first contribution received via Facebook for the new project.

Thank you Paul.

 Português


2500 Gosto (Likes)

Obrigado a todos os que nos fizerem um gosto (like)  no Facebook.

Pretendemos alcançar o maior numero de pessoas possível para que a mensagem sobre o naturismo possa chegar, desmistificar e divulgar a nossa forma de estar a um leque variado de praticantes nudo naturistas e aqueles que nunca ouviram falar sobre esta temática.
Destes 2500 gostos, 60% correspondem ao território nacional, pelo que ainda temos um longo caminho a percorrer.

A todos os  que nos tem ajudado a divulgar e a partilhar a pagina o nosso bem haja.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

As 20 melhores praias para nudistas em Portugal

Foto: Edição online Correio da Manha
O diário Correio da Manha publicou um artigo sobre praias nudistas:

As 20 melhores praias para nudistas em Portugal

"Já não são apenas as praias tradicionais que fazem parte das opções dos portugueses para disfrutar do verão. Com o preconceito de lado, pessoas de todas as idades recorrem a praias naturalistas para fazer nudismo sem ser alvo de olhares indiscretos. Conheça as 20 melhores praias para nudistas em Portugal."

Acede à noticia e à galeria de fotos a partir deste link:


Foto: Edição online Correio da Manha

terça-feira, 25 de junho de 2013

SPN - Almoço de Verão


A SPN realiza no próximo sábado o seu almoço de Verão.

Se desejas participar ou bter mais inofrmações para este evento faz a tua inscrição para:
SPN
Rua do Alecrim, 38, 3º, 
telefone: 213463335 (só da parte da tarde)

Da parte da tarde haverá, para quem quiser, uma palestra sobre problemas de saúde.

                                                 Inscrevam-se! 
                                                            Não se irão arrepender!

EMENTA PARA O ALMOÇO DE VERÃO
DA 
SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA 
A REALIZAR EM 29 DE JUNHO
ÀS 13:30 H.

- Torradinhas temperadas com alho e azeite

- Sopa de bredos (plantas silvestres)

- Arroz de cenouras com salada de feijão-frade (cebola picada, salsa, ovo)

- Fejão-verde à Dr. Colucci

- Saladas de alface, cenoura, tomate, pepino e couve-roxa

- Creme de aveia com cerejas de Alcongosta, em calda

- Bolo de flor de sabugueiro

- Suco de cenoura

- Água aromatizada com menta piperita

- Infuso de erva-de-são-roberto.
___________________________________________________________

domingo, 23 de junho de 2013

Protocolo FPN- Glampelo


A Federação Portuguesa de Naturismo e a Glampelo assinaram um protocolo com inicio em 25 de Junho de 2013.

A partir desta data todos os portadores de Cartão Naturista INF passam a ter 10% de desconto  nas reservas deste espaço.

A Glampelo é um espaço têxtil, com períodos naturistas agendados ao longo do ano.

O Glamping ou camping com glamour é a resposta para aqueles que desejam estar em contacto com natureza, acampando sem o incómodo de ter de carregar todos os materiais e acessórios necessários para acampar e em simultâneo ter um alojamento com todo o conforto e glamour de um hotel.
Para 2013 estão disponíveis 3 períodos para turistas naturistas:
17-30 Junho;
01-14 Setembro;
01-13 Outubro.
Em coordenação com os proprietários, e para grupos que reservem todo o espaço existe a possibilidade de uma estadia naturista.

Para saber mais sobre a Glampelo podem seguir os seguintes link:






Site
Blog
Facebook
Facebook (pagina)
Email

Reportagem na Naturist travel







Localização:
Moinho da Ribeira, 
3230-210 Penela-Espinhal‎
Telefone: 910 089 572

A partir do mapa (ao fundo) ou no site podem aceder à localização da Glampelo


Ver mapa maior


Comentários, empenho e trabalho!

A recente ida ao programa na TV da Fátima Lopes do Rui e da Isa gerou duas ondas no Facebook:
A primeira foi a onda de visualizações e partilha do video do programa  que já contabiliza mais de 30.000 visualizações e inúmeras partilhas.

A segunda foi a onda de comentários, desde aqueles que nunca praticaram o naturismo até aos que estão mais envolvidos na vida associativa.

Como em todo o lado uns negativos (poucos), outros no espírito nacional do "bota abaixo" (poucos) e outros positivos quer pelo conteúdo quer pelo debate sério do naturismo e das suas actuais necessidades (muitos).

Nesta publicação sintetizamos alguns dos que dentro dos comentários levantam algumas das questões e dos caminhos a percorrer, ou seja os que  abrem portas ao debate construtivo, lançam caminhos e ideias, podendo como tal ser boas ferramentas de trabalho para futuros debates.

Se for do vosso conhecimento outros comentários dentro deste espírito podem adiciona-los aos comentários para conhecimento publico e organizado sobre o tema.

"Gostaria que se empenhassem na frequência assídua das praias oficiais naturistas. Gostaria que se empenhassem na solicitação às respectivas autarquias, para que estas criassem condições de apoio condigno às praias oficiais naturistas. Gostaria que se empenhassem em solicitar às autarquias locais para a legalização de espaços oficiais naturistas. Gostaria que se empenhassem em sensibilizar a Polícia Marítima para que faça vigilância nas praias oficiais naturistas. Gostaria que se empenhassem para sensibilizar as entidades regionais de Turismo para que estas divulguem os espaços oficiais naturistas. Gostaria que se empenhassem para sensibilizarem as ARH. Gostaria que se empenhassem a exigir ao actual Governo que legislassem o apenso à Lei nº. 53/10. Em suma: se todos se empenhassem, acredito que, a médio prazo, existam 19 praias oficiais naturistas." Álvaro Campos

"Ouvi a entrevista e gostei, diria até que foi uma entrevista ponderada e séria por parte dos entrevistados, e bem conduzida pela prima Fátima.
O número relatado de praias, em todo contexto da entrevista, não me parece relevante, muito mais importante foi haver mais uma entrevista a mostrar o que é a filosofia naturista, as dificuldades, e o preconceito que ainda existe.
Pergunto até se o importante é ter as tais 19 praias, ou se é preciso primeiro arrumar a casa para podermos ocupar todas essas praias de forma digna e com as condições a que todos os naturistas anseiam?" Para quê uma vivenda de 19 quartos, quando apenas só um é que é ocupado"? Penso que encontros convívios com 19 elementos federados que defendam a causa, numa única praia era muito mais interessante e importante na divulgação, que ter as tais 19 praias desertas do espírito naturista e ocupadas pelos têxteis.
Partilho concordo e defendo o ponto de vista do Álvaro, quando pede os inúmeros empenhos que descreve no ultimo post dele nesta mesma conversa, só com essas causas se chega lá, mas numa segunda fase, primeiro volto a repetir "arrumar a casa"
É claro que esta é uma opinião pessoal, e como tal parabéns aos entrevistados."
Carlos Leite

"Parabéns pelo comentário (do Carlos). Em conjunto com o comentário sobre empenho do Álvaro, sintetizam o caminho a seguir e o trabalho que existe pela frente, falta "apenas" concretiza-lo.
O arrumar a casa, ocupar e melhorar as praias existentes, ocupar as redes sociais com divulgação e desmistificação e, ocupar os media nacionais permitindo divulgar e desmitificar ainda mais além, são 4 pilares essenciais para o futuro do naturismo, mas também e em especial do associativismo.
Urge atrair e formar jovens dirigentes associativos para garantir o futuro, sob pena de tudo o já foi conseguido ser em vão, ninguém caminha para novo e o futuro será o maior legado que nós agora poderemos construir para os naturistas vindouros.
Só assim honramos o que recebemos de quem nos antecedeu e sentiremos a sensação de dever cumprido.
O Rui e a Isa estão de parabéns, estiverem à altura do desafio, mesmo sabendo que muito ficou por dizer.
Mas estamos todos de parabéns porque o trabalho de todos em conjunto com a obra construída permitiram que este momento tivesse acontecido, não caiu do nada, foi fruto de dezenas de anos de trabalho e persistência."
Paulo Garcia
___________________________________________________________

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Naturismo na Televisão


Link: Tvi, FPN

O tema naturismo foi ontem abordado na televisão no contexto de quem vive uma determinada forma de estar na vida, ou seja na perspectiva da primeira pessoa, daqueles que o vivem e como vivem.

Considerando que era uma abordagem na primeira pessoa, o Rui e a Isa falaram sobre as suas formas de estar e de sentir o naturismo, sobre a forma como o vivem e como o partilham em família e com os amigos.

De forma natural mostraram aos telespectadores a diferença entre nudismo e naturismo, e sã convivência entre ambos, mostraram a diferença entre têxteis e naturistas e a saudável convivência entre ambos.

Conseguiram com naturalidade abordar a sexualidade, os mirones e outros temas que negativizam o naturismo aos olhos de muitos.

Pela inversa mostraram a todos o lado saudável, o lado social e a camaradagem entre os praticantes, bem como a natural identificação com uma forma de estar na vida que une todos os praticantes do naturismo.

Conseguirem ainda mostrar a diversidade e abrangência das várias formas de estar dentro do naturismo e de o praticar.

Tudo com a maior das naturalidades, mostrando ainda a existência do associativismo naturista sem nunca o referir, mostrando um associativismo organizado e calendarizado sem nunca designar uma associação naturista, conseguiram ainda que fosse a própria apresentadora a referir a Federação Portuguesa de Naturista.

Em poucos minutos conseguiram falar para, todos e de todos, os nudistas e naturistas, conseguiram a inclusão de todos, sejam ou não associados no movimento associativo.

Mostraram aos têxteis o que somos, com o somos e acima de tudo porque o somos, em simultâneo mostrando que todos os que vem por bem são bem vindos mesmo que ainda não tenham tido a coragem de se despir, mesmo que ainda não tenham alcançado o momento em a roupa é supérflua e desnecessária.

Mas passaram a mensagem que em 943km de costa marítima em Portugal continental, dos 667 km nos Açores e dos 250 km na Madeira, os espaços dedicados ao naturismo são poucos e muito poucos se comparados com o resto da Europa.

Ao Rui e à Isa, à Fátima Lopes e à produção do programa, à TVI e a todos os telespectadores, aos nudistas e aos naturistas, o nosso obrigado pelo programa, pela vossa audiência e pelos vossos comentários.
___________________________________________________________

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nudefest 2013, Cornwall, England.

British Naturism would like to extend a warm invitation to all INF/FNI members to join them at the 7th annual Nudefest.

BN’s big summer camping event is a whole week packed full of naturist activities and events to suit all tastes, based on a large commercial camp-site that becomes naturist for a week. Nudefest is always high energy and great fun, but it is also the opportunity to relax and share good times with like-minded people. www.nudefest.co.uk

Facebook event

Dates

Sunday 7th July to Sunday 14th July 2013 (additional days are possible)

Venue
Newperran Holiday Park, Newquay, Cornwall, England. TR8 5QJ
http://www.newperran.co.uk/

Cost per person
INF/FNI members £20 per person per night
£120 per 7 night week
£15 per person day pass

Serviced camping pitch included. Under 16 half price, under 3 free.

Some Holiday Caravans are also available for rental. (See Newperran website)

The camp site (naturist throughout)
· One of Britain's top 5 Star Holiday Parks
· Covered and heated swimming pool
· Bar
· Restaurant
· Space for outdoor activities
· Secluded hill top location with sea and countryside views

Events
· A trip to the National Maritime Museum of Cornwall
· Ten Pin Bowling
· A barn dance and hog roast
· Fire walking!
· School sports day
· Caribbean party
· Brewery trips
· Trips to local gardens
· Talent competition
· Wine & beer tasting
· Naturist walks and beach trip
· Archery
· Adrenalin Quarry
· Naked Magician, karaoke, singer

· and of course, the famous DISCO!

These are the activities and events confirmed so far, but there are many more in the pipeline yet to be confirmed. A truly fun packed week of diverse entertainment and opportunities.

If you are at all interested in coming, or want to know more, please contact John Hazeldine on info@nudefest.co.uk .

To book your place contact Christine at Newperran holidays@newperran.co.uk Make sure that you mention Nudefest and your INF/FNI Federation membership number.

Kind regards,

British Naturism
___________________________________________________________

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Massagem de Luz - Protocolo

O protocolo entre o Clube Naturista do Centro e a Massagem de Luz situada na Ericeira é extensível a todos os portadores de Cartão Naturista emitido pela Federação Portuguesa de Naturismo a  partir de 13 de Junho de 2013.
  
Independentemente da filiação associativa

Condições para os todos  os portadores de Cartão Naturista emitido pela FPN:

 "Dentro do espaço Massagem de Luz temos várias terapias, que vão desde as massagens (relaxamento, terapêuticas e estéticas) ás terapias orientais (Shiatsu, Acupuntura), passando pelas alternativas (Reiki, Cristaloterapia) e manicure, pedicure e epilação."

20% de desconto em qualquer tratamento realizado no espaço Massagem de Luz & MisterFixe Ericeira na apresentação do  apresentação do Cartão Naturista emitido pela FPN com as quotas em dia.(exceptuam-se packs de tratamento e não é acumulável com outras promoções ou descontos em vigor). 


Todos os contactos para marcações podem ser realizados através de:

Telefone: 960 013 965

Para conhecerem algumas da terapias visitem o seguinte link.

Local:

Avenida de São Sebastião, Nº 2 Loja 1
Ericeira
____________________________________________________


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Agenda Fim de Semana


INF: swimming gala 2013

A gala de natação da INF em 2013 irá decorrer nos dias 7 e 8 de Novembro em França no Centre Aquatique du Pays Blanc na localidade de  Piriac Sur Mer, no Golfo da Biscaia.

             www.piriac.net


Aeroporto mais próximo: NANTES, de comboio fica a 3H desde Paris.

(em actualização)
_____________________________________________________________

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Seguro Autocaravana

Partilhamos a informação recebida sobre campanha de seguro até 30 de Setembro.

Folheto

Do mediador:  MIS - Mediação Independente de Seguros  -  www.mis.pt

Nota: a FPN não tem qualquer contrato ou protocolo com este mediador, divulgamos a informação por poder ter interesse para os Companheiros.

sábado, 1 de junho de 2013

Dia Mundial - Perspectiva



O Dia Mundial do Naturismo é um dia móvel indicado pela Federação Internacional de Naturismo durante o mês de Junho permitindo que seja a um Domingo e potenciando desta forma a organização de eventos por parte das Federações nacionais e das Associações nelas filiados.

O seu objectivo para além do são convivo entre os seus membros é a comemoração do naturismo em geral e do naturismo associativo em particular.

Não será difícil encontrar na Nudez da História Universal, as raízes da História do Naturismo. Afinal de contas o género humano sempre nasceu nu e esse é o seu estado natural. Contudo, desde os tempos mais remotos que a humanidade “aprendeu” a cobrir-se para fazer face às condições climatéricas adversas, sem que isso pusesse então em causa a sua relação natural com a nudez.  

Em 1903, em Hamburgo, abre o 1º clube naturista – o Freilichtpark (parque da luz livre).
A prática naturista está lançada. O alemão Heinrich Ungewitter publica Die Nacktheit (A Nudez), juntando-se ao movimento e dando-lhe consistência filosófica.

Entretanto, os importantes fluxos migratórios europeus encetados para outros continentes, nomeadamente para a América do Norte e Oceânia, levam consigo as sementes de uma nova filosofia e um novo estilo de vida.

Após 1945 surge uma explosão de publicações naturistas em países como a Alemanha, a Suíça, a Inglaterra e a França, entre outros. Uma das mais famosas revistas naturistas “La Vie au Soleil” ainda hoje se publica!
O Movimento progride rapidamente numa Europa que procurava reencontrar-se e estabelece os primeiros laços internacionais.

Em 1950, no “International Sun and Health”, num artigo assinado por Erik Hohn’s, surge o primeiro apelo para a criação de uma organização internacional que agrupe os movimentos naturistas, permitindo  que a 8 de Setembro daquele ano, se reúnem delegados oriundos da Grã-Bretanha, Canadá, Estados Unidos da América, Suíça, Áustria, França e Alemanha.
No final da conferência, esta foi declarada como o “1º Congresso Mundial do Naturismo”,
Em 1952 teria lugar o 2º Congresso Mundial a realizar na Suíça com a presença de 300 naturistas de 14 nacionalidades.

Em 1953 tem lugar o 3º Congresso Mundial do Naturismo no final do qual é criada  a INF/FNI– Federação Naturista Internacional em Montalivet com delegados vindos 9 países, entre os quais Portugal,  que agrupa actualmente 30 federações nacionais e  coordena a actividade do  movimento a nível mundial, tendo por objectivo ajudar o Homem a viver uma Vida mais Natural dentro dos ideais de Bem Estar, de beleza e verdade, liberdade e paz para o género humano, independentemente da raça, origem ou etnia, o Naturismo procurará promover a harmonia e o equilíbrio ao nível físico, mental e emocional.

Ainda em 1954 foi decidida a emissão do International Membership Card (hoje INF ID Card) – Cartão de Identidade Naturista, usado para identificar o seu portador como praticante do Naturismo e facilitar o seu acesso internacionalmente aos centros naturistas e que ainda hoje é comum aos naturistas de todo o mundo.

O Naturismo em Portugal teve o seu primeiro registo histórico nos anos 20 do século passado, associado à Sociedade Naturista Portuguesa.
INF/FNI – Federação Naturista Internacional, em Outubro do mesmo ano.

A FPN – Federação Portuguesa de Naturismo, foi fundada a 1 de Março de 1977 tendo de seguida aderido
Em 1988, um pouco mais de uma década de vários contactos, campanhas, avanços e recuos, a FPN foi aprovada na Assembleia da República, a primeira Lei Naturista em Portugal.
A Federação Portuguesa de Naturismo constitui-se como a entidade coordenadora da actividade naturista em Portugal, federando vários clubes e associações,  sem esquecer o papel fundamental de promotor da prática naturista com o fim de desenvolver a saúde física e psíquica do homem, nomeadamente, através de meios naturais, privilegiando a sua integração na natureza.
Ao longo dos últimos 30 anos, a FPN alcançou importantes “conquistas” que constituem marcos históricos de referência para todos os naturistas. Desde as Leis à oficialização de praias, passando pela abertura do primeiro horário naturista numa piscina municipal e num health-club, bem como no apoio ao desenvolvimento de infra-estruturas de alojamento turístico.

A FPN é a única entidade acreditada em Portugal para a emissão do “Cartão de Identidade Naturista”, útil e necessário a todos os que pretendem ingressar, com vantagens, no “mundo naturista” e na diversidade da sua oferta nacional e internacional.