O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Naturismo em Liberdade


O dia de hoje simboliza o primeiro passo para um naturismo legalizado e apoiado numa lei que tem sido revista ao longo da nossa democracia procurando estar actual com o tempo e a vontade de todos os que vivem a pratica naturista.

Várias praias naturistas oficiais e centenas de lugares de uso e costume naturista permitem uma pratica da filosofia naturista dentro da lei, num país onde a simpatia e arte de bem receber conjugadas com um clima e uma geografia única na Europa fazem de Portugal um oásis para a pratica do Naturismo.

Espaços comerciais para a pratica de naturismo, sobretudo no Centro e Sul de Portugal, permitem a visita e permanência de muitos turistas naturistas.

Muito foi feito ao longo destes anos, embora muitíssimo mais esteja por fazer.

Não podemos baixar os braços, temos de continuar a divulgar, promover e desenvolver o naturismo em Portugal.

Contamos com o apoio futuro de todos os Portadores do Cartão Naturista, amigos e simpatizantes do nudo naturismo.

Agradecemos o apoio passado de todos os que contribuíram para uma Federação com 36 anos de vida, só possíveis com muita entrega de alguns ao desenvolvimento da causa associativa em prol de todos e para todos.

Só com um associativismo forte, coeso e dinâmico é possível dar força à Federação Portuguesa de Naturismo para que continue a representar, apoiar e defender o Nudo Naturismo em geral e o associativismo naturista em Portugal.

Adere e apoia o naturismo associativa em Portugal, junta-te aos Clubes e Associações filiados na Federação Portuguesa de Naturismo.
_____________________________________

domingo, 21 de abril de 2013

60 º Aniversário da INF-FNI


O Naturismo tem uma longa história que remonta a 1800 e cresceu de diferentes maneiras em cada país. 
Na sequência dos acontecimentos infelizes na década de 1940 iniciou-se uma tendência para os grupos de vários países se reunirem para eventos desportivos ou reuniões para discutir temas comuns. 

A maior delas foi intitulada como "World Congress", e foi realizada em setembro de 1951 no North Kent Clube em Inglaterra como uma Conferência Internacional de Organizações naturistas no Cora Hotel, em Londres.

Estiveram representados sete países através de associações nacionais, clubes e estabelecimentos comerciais. 

Em agosto de 1952, em Thielle, na Suíça, decorreu a segunda reunião, desta vez com a presença de representantes de 16 países, tendo sido acordada a fundação de um movimento mundial organizado para promover e incentivar o naturismo.
Esta reunião nomeou três pessoas que iriam elaborar um conjunto de regras para o movimento tendo a tarefa sido realizada por Albert Lecocq da França, Dorothy Thornton da Inglaterra e Erhard Wachtler da Alemanha. 

No terceiro Congresso Mundial realizado em 22 e 23 de Agosto 1953 no Centro de Helio Marin-Montalivet o nome sugerido de "world-union" foi alterado após debate e aprovação para "International Naturist Federation ". 

Foi assim possível que as siglas INF-FNI incluíssem a designação oficial nas línguas de trabalho adoptadas pela INF: Alemão, Inglês e Francês. 

Com a aprovação dos estatutos nasceu a Federação Naturista Internacional, tendo como primeiro presidente  o Dr. Richard Ehrmann da Áustria , Vice-presidentes foram Albert Lecocq da França, Erhard Wachtler da Alemanha, Eduard Frankhauser da Suíça e Dorothy Thornton de Inglaterra. 
O presidente nomeou como seu secretário Paul Neumann e como tesoureiro Ludwig Hruschka 

O segundo Congresso Mundial da INF foi realizado no ano seguinte em Viena, sendo actualmente realizado de 2 em 2 anos.

Hoje, a INF-FNI representa 31 países através das suas federações e mais 8 por representantes oficiais muitas vezes referidos como correspondentes oficiais.

A  INF-FNI  pode agora reivindicar a  representação dos interesses de mais de 450 mil naturistas em todo o mundo e o cartão INF é o cartão de membro mais reconhecido e aceito no mundo naturista. 

2013 marca o 60 º aniversário desde a criação da INF-FNI e será comemorado com a realização de encontro em setembro.

Tradução livre do original publicado emhttp://www.inf-fni.org/Home/About-INF-FNI

segunda-feira, 1 de abril de 2013

AGE: 20 Abril 2013



Informação:
Apenas os portadores de Cartão Naturista valido para 2013 podem ser delegados à Assembleia.


_________________________________________________________