O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Top 10 mal entendidos acerca do naturismo

Muitas pessoas encontram no naturismo uma excelente forma de liberdade e relaxamento. No entanto, o naturismo (o mesmo que outros referem como nudismo) é um dos muitos estilos de vida mal entendidos pela população em geral. Tomemos um pouco de tempo para explorar o naturismo e desmistificar os equívocos que muitos conceberam e concebem acerca deste estilo de vida “exótico”.

10 - Atos sexuais

Equívoco: Os espaços e eventos naturistas são locais se atividade sexual.
Este é o mais errado dos equívocos acerca do naturismo. De facto, em qualquer local onde o naturismo é praticado, é estritamente proibido o exibicionismo, o voyerismo , bem como qualquer atividade sexual e tais tipos de conduta resultam na imediata expulsão do prevaricador e a consequente impossibilidade de voltar a ser admitido. A atividade sexual é tão aceite num espaço ou evento naturista como em qualquer outro local público e os naturistas são sempre encorajados a denunciar esse tipo de conduta à organização ou gerência das instalações.

9 – Sexy

Equívoco: Naturismo é sexualmente estimulante.
Muitas pessoas, ao experimentarem o naturismo, surpreendem-se por notarem que não se sentem sexualmente excitadas com a experiência. Muitos homens até têm medo de experimentar este estilo de vida com medo de terem uma ereção. No entanto, os empreendimentos naturistas normalmente deixam bem claro aos homens que tal raramente acontece e quando acontece basta um mergulho na piscina ou simplesmente virar de barriga para baixo. Nos eventos e espaços naturistas, os participantes encontram tanta variedade de atividades ou locais a conhecer que uma ereção vai ser a última coisa em que se pensa. Muitos naturistas até se esquecem que, tanto os próprios como os outros, estão nus. Atualmente, as pessoas que frequentam um espaço naturista chegam à conclusão que têm menos probabilidade de ter uma ereção do que quando frequentam praias ou piscinas onde as pessoas usam fatos de banho, pois hoje em dia os fatos de banho chamam a atenção para as partes que é suposto ocultarem.

8 – Brasas

Equívoco: Nudistas têm corpos atrativos
Mais uma vez, um engano. Naturistas têm todo o tipo de corpo; qualquer tipo, tamanho ou forma de corpo que se vê no dia-a-dia. As pessoas que praticam naturismo são de toda a espécie de tamanhos, todas as idades e de todos os estratos sociais. Muitas pessoas têm receio de experimentar o naturismo porque acham que são muito gordas, têm uma cicatriz ou apenas porque não se parecem com um modelo. Qualquer um pode ser naturista e ninguém vai gozar com outro ou fazer comentários acerca do corpo dos outros. Naturismo não é um concurso de beleza. 

7 - Só para adultos

Equívoco: Naturismo é só para adultos
O naturismo dá as boas vindas às crianças e até encoraja as famílias com crianças a fazerem-se acompanhar dos filhos. As crianças são muito entusiastas com o naturismo porque ainda não aprenderam a sentir vergonha acerca do próprio corpo ou do corpo dos outros, ou mesmo a relacionar nudez com sexo. Muitos espaços naturistas até possuem áreas e atividades próprias para crianças. No entanto, as crianças só são autorizadas a entrar quando devidamente acompanhadas pelos pais ou tutores legais e os familiares, responsáveis pelos espaços e mesmo os outros naturistas estão sempre atentos a quem pretenda tirar partido das crianças.

6 – Roupas

Equívoco: Naturistas andam sempre despidos
Este é o único equívoco que até possui algo de verdade. Os naturistas não usam roupa sempre que tal seja lhes possível, mas vestem-se sempre que o frio ou a chuva a isso obrigue, ou até mesmo num churrasco ou perto de um forno. Crianças naturistas que ainda não sabem usar a casa de banho usam calções ou uma fralda na piscina. No inverno, os espaços naturistas normalmente encerram ou os proprietários encontram alternativas, como por exemplo piscinas cobertas e aquecidas, ginásios ou instalações desportivas adequadas. Apesar de tudo isto, qualquer um que visite um espaço naturista é encorajado a despir-se imediatamente, ou logo após a sua chegada, como forma de desencorajar os espreitas (mirones).

5 – Pervertidos

Equívoco: Os naturistas são pervertidos, esquisitos ou todo o tipo de pessoas com gostos sexuais estranhos.
De modo algum. Normalmente, os naturistas são pessoas abertas, compreensivas e extremamente amistosas. Na verdade, provavelmente não se lembrará, mas houve dias em que pôde andar a cirandar pela casa com o seu fato de nascimento. Os membros que são mais velhos que pequenas crianças são simplesmente mais velhos ou versões adultas dessas pessoas. Os naturistas tendem a ser compreensivos, de mente aberta e com vontade de ouvir os pensamentos, pontos de vista e opiniões dos outros. São amigáveis e abertos a praticantes recentes e normalmente sentem repulsa só pelo pensamento em pornografia ou imoralidades sexuais.

4 – Assexuais

Equívoco: Os naturistas são assexuados
Algumas pessoas pensam que por não tratarem a nudez como algo sexual, os naturistas renegam a sexualidade. Na verdade, os naturistas casam e reproduzem-se tal como a Natureza pretende. Apenas não incluem a atividade sexual no seu estilo de vida pois tal não seria favorável a uma atmosfera familiar inocente e iria perpetuar o equívoco geral de que toda a nudez é sexual. Os naturistas são seres sexuais tal como outro humano qualquer, mas praticam as suas atividades em privado, nos seus quartos, entre o casal apenas.


3 – Privacidade

Equívoco: Naturistas não têm qualquer sentido de privacidade
Apesar dos naturistas se sentirem confortáveis quando despidos, tendem a ser particularmente tímidos com câmaras e possuem aspetos das suas vidas dos quais o mundo não precisa tomar conhecimento. Lá porque alguém está nu, os outros não devem interpretar isso como um sinal para tratar a sua vida como um livro aberto ou tirar fotografias como bem entendem. Na maioria dos espaços naturistas a fotografia é restrita ou mesmo proibida e tirar fotografias a crianças (mesmo fotos inocentes) é determinantemente proibido, de modo a parar espreitas e molestadores. Do mesmo modo, quando alguém se torna membro de um clube naturista, o clube mantém a sua informação confidencial, tal como a informação pessoal de qualquer cidadão em qualquer espaço público.

2 – Ilegal

Equívoco: Naturismo é ilegal
Algumas pessoas pensam que os empreendimentos naturistas são uma espécie de mercado negro, que mantêm o estilo de vida secreto e desconhecido dos agentes da lei e autoridades, com medo de serem presos e acusados. Na realidade não se pode generalizar a nível mundial, mas na maioria dos países as leis não visam apenas o naturismo. Na maioria dos países é simplesmente ilegal estar nu em locais públicos e os agentes da autoridade tratam os empreendimentos naturistas como estando isentos dessa lei, pois todos os visitantes acordam em estar nus e o espaço está afastado da vista do público. Muitos naturistas publicitam e comunicam o seu estilo de vida nos media e os agentes da autoridade tratam-no como uma causa legítima. Alguns naturistas são, eles próprios, agentes policiais, juízes e advogados, No entanto, existem alguns locais onde este equívoco é real. No estado do Arkansas (E.U.A) e em alguns países, como o Irão, Iraque e Arábia Saudita o naturismo é ilegal. Por vezes a polícia leva a cabo detenções sem qualquer valor, como forma de repressão numa praia naturista, por exemplo, ou detém familiares por tirarem fotografias inocentes dos seus filhos, mas, nestes casos, os tribunais normalmente dão ouvidos à razão e retiram as queixas por serem insubstanciais e não terem qualquer base legal.

1 – Novidade

Equívoco: Naturismo é uma novidade e despropositado na história da humanidade
O Homem começou nu, tanto na bíblia como na história. Alguns acreditam que o Homem começou a usar roupa para se manter quente. Então, ao longo do tempo, as roupas começaram a estar conotadas com posição e classe social. Aos poucos, o vestuário evoluiu até ao ponto em que um corpo estar sem roupa passou a ser tabu. No entanto, se visitarmos as antigas catedrais em Inglaterra, podemos ver muitas estátuas inocentes de pessoas despidas e muitos grandes artistas, como Renoir, Donatello e Michelangelo, representaram indivíduos nus. Os clubes e empreendimentos naturistas na América do Norte são relativamente recentes, um movimento com cerca de um século, mas o fato de banho é também uma criação recente, posterior às pessoas usarem as saunas e nadarem nuas. Quando o fato de banho foi criado, há cerca de um século, cobria grande parte do corpo mas tem vindo a cobrir cada vez menos com o decorrer do tempo. Se vestíssemos o fato de banho que hoje usamos, andássemos cem anos para trás e fossemos para a praia, provavelmente seriamos presos, mas se andássemos duzentos anos para trás, as pessoas perguntariam porque estávamos vestidos.

Tradução do original publicado em :

Top 10 Misconceptions About Nudism


Autor:
Top 10 mal entendidos acerca do naturismo, por David Hopkins

Traduzido por José Luís Vieira
____________________________________________________________


domingo, 24 de fevereiro de 2013

INF YOUTH RALLY 2013


INF YOUTH RALLY 2013   - Broadlands Sun Club, UK – YBN/BN

“Let’s Dance”

Wednesday 8th May 2013
Arrive during the day
12noon Food and Drink available at the bar
18.00 Bar open and “welcome”
18.30 Dinner
21.00   Pool Competition/Disco

Thursday 9th May 2013
08.30 Breakfast
09.00 Swimming pool open until 12noon
11.00 Dance workshops/sporting activities
12.30 Official Opening
12.30 Bar open
13.00 Lunch
14.00 Dance workshops/sporting activities
14.00 Petanque competition
18.00 Bar open
18.30 Dinner
20.00 Dance competition and Disco

Friday 10th May 2013
08.30 Breakfast
09.00 Swimming Pool open
10.00 Day Trip to Norwich Castle/shopping
16.00 Return from Day trip
18.00 Bar open
18.30 Dinner
20.00 Live Band/Disco

Saturday 11th May 2013
08.30 Breakfast
09.00 Swimming Pool open
10.00 ENY meeting
12.30 Lunch and bar open
14.00 UV Painting workshop
14.00 Petanque competition
18.00 Bar open
18.30 Dinner
20.00 UV Disco

Sunday 12th May 2013
08.30 Breakfast
Participants leave throughout the day

NB:  Please bring – tent, sleeping bag, plate, cup, bowl, knife, fork and spoon and a black T-Shirt for UV painting.


________________________________________________________________

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Piscina de Aniversário

Piscina comemorativa do 36º Aniversário da FPN

Horário das 18H30 ás 20H30


Condições de acesso:

Portadores de Cartão Naturista emitido pela FPN - Entrada Gratuita

Filho Menor sem cartão - 2.5€

Sem Cartão Naturista - 20 € (seguro incluído)
Consulte como ser associado aqui.

INF Card Member - 10 €

Child (less than 18 years) 2,5 €
Plus 5€ for insurance (per person).

Incluí aula de Hidro ginástica de 45 minutos.
Includes lesson Hydro gym 45 minutes.
Comprend leçon Hydro gymnase de 45 minutes.

Nota:
Os balneários da piscina estão equipados com cacifos, necessário moeda de 50 cêntimos, devolvida no fim da utilização.

The pool changing rooms are equipped with lockers, need a 50 cent coin, returned at end of use.

La piscine des vestiaires sont équipés de casiers, besoin de la pièce de 50 cents, est retourné à la fin de l'utilisation.


Transportes: Carris Autocarro 724

Localização
________________________________________________________________



Vida Sã - Edição Janeiro- Março 2013

Conhece o ultimo boletim informativo da SPN

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

INF - FNI : 60º Aniversário


A Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) celebra o seu 60 º aniversário ao longo de 2013, tendo como ponto mais alto as comemorações em Montalivet de 20 a 22 de Setembro.

O Naturismo tem uma longa história que remonta a 1800, durante a qual o seu crescimento e desenvolvimento ocorreu de forma diferente em cada país. Na sequência dos acontecimentos infelizes na década de 1940, iniciou-se uma tendência para que grupos de vários países se reunissem tanto para eventos desportivos como para reuniões com o objectivo de debate e discussão de temas comuns.

A maior delas foi intitulada como "World Congress" e foi realizada em Setembro de 1951 no North Kent England Club com uma Conferência Internacional de Organizações naturistas no Cora Hotel, em Londres, com a participação de sete países representados por associações nacionais, clubes individuais ou estabelecimentos comerciais.

A segunda reunião foi realizada em Agosto de 1952 em Thielle, na Suíça, desta vez com a participação de representantes de 16 países na qual foi tomada a decisão de criar de uma organização mundial para promover e incentivar o movimento naturista. Nesta reunião foram nomeadas três pessoas com a tarefa de elaborar um conjunto de regras para dar corpo a esta decisão, tendo este trabalho sido realizado por Albert Lecocq da França, Dorothy Thornton da Inglaterra e Erhard Wachtler da Alemanha.

No evento que foi considerado o terceiro Congresso Mundial de Naturismo realizado em 22 e 23 de Agosto de 1953 no Centro de Helio Marin-Montalivet o nome inicialmente sugerido de "união mundial" , foi substituído após o debate por "Federação Internacional de Naturismo" , tendo sido esta a escolha final.

Permitindo assim que a sigla escolhida “INF-FNI” conjuga-se o nome da Federação nas três línguas acordadas como línguas de trabalho da INF, o Alemão, Inglês e Francês.

Com a aprovação dos respectivos Estatutos nasceu a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI), tendo como primeiro presidente o Dr. Richard Ehrmann da Áustria e como vice-presidentes, Albert Lecocq de França, Erhard Wachtler da Alemanha, Eduard Frankhauser da Suíça e Dorothy Thornton de Gt. Grã-Bretanha.
O presidente nomeou como seu secretário Paul Neumann e como tesoureiro Ludwig Hruschka.

No ano seguinte foi realizado um novo Congresso Mundial em Viena, ficando decidido e mantido até à actualidade a realização de um Congresso a cada dois anos.

Actualmente, a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) está presente em 31 países através das  federações nacionais e em 8 países através de uma representação oficial, podendo reivindicar a representação dos interesses de mais de 450 mil naturistas em todo o mundo, sendo o seu cartão internacional INF o mais reconhecido e aceite cartão de sócio no mundo naturista.


Nota: tradução livre da Federação Portuguesa de Naturismo da circular recebida por parte da INF.
___________________________________________________

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

INFOFED Nº 1 de 2013


Actualidade
Campanha de de adesão 2013
Está a decorrer até 31 de Março uma campanha de adesão destinada aos novos portadores do Cartão Naturista com várias ofertas disponíveis.



Visite o nosso site para saber como aderir ao naturismo associativo e surpreenda-se com as nossas vantagens.

Actividades Indoor e Outdoor
Aproveita  as actividades levadas a cabo pelos Clubes filiados na Federação ou pelos nosso parceiros.

Churrascada no Algarve
Organizada pelo Clube Naturista do Algarve

Uma forma descontraída de saber mais sobre o naturismo e o associativismo naturista. Saber mais...

Yoga Naturista em Lisboa
As aulas decorrem nos 3 primeiros sábados de cada mês entre as 11H30 e as 12H30.
Saber mais...

Piscina Naturista em Lisboa
Um sábado por mês de Novembro e Abril entre as 18H30 e as 20H30 realiza-se em Lisboa a piscina naturista do CNC.

A temporada começa com a piscina de aniversário, grátis para os membros do Clube. Saber mais...

Yoga e Meditação Naturista no Porto
Agora ambas as aulas realizam-se ao final da tarde de domingo facilitando o acesso às duas actividades.

Relembramos que esta é a primeira actividade Indoor com carácter regular levada a cabo em Portugal por entidades privadas. Saber mais...
FPN
image
Novos Estatutos
Entraram em vigor os novos Estatutos aprovados na ultima Assembleia Geral.
Saber mais...

Cartão e Selo 2013
Já está disponível para entrega o cartão que vai vigorar a partir deste ano e os selos para 2013, informa-te junto do teu Clube / Associação para renovar o cartão e receber o selo.

FPN online
Desde o final de 2012 que o site da FPN se encontra traduzido para Espanhol e para Inglês. Tendo também sido disponibilizada uma nova ficha de inscrição.
O Forum da JPN alcançou as 100.000 e foi criada uma pagina no facebook onde poderá fazer um "gosto".
Aproveite e visite a pagina da FPN no facebook onde ficará  a par das nossas novidades e onde contamos com o seu "gosto".
Subscreva o nosso Blog para receber em primeira mão toda a nossa informação.
A partir do nosso site pode visitar as paginas divulgadas pela FPN e muita informação sobre a adesão ao movimento associativo, protocolos e um pouco da história do naturismo em Portugal.

Aniversário da FPN
No próximo dia 1 de Março a FPN celebra o seu 36º aniversário. As comemorações vão ser no dia  23 de Março, fique atento às novidades.

INF
Rally Juventude
O encontro da Juventude naturista 2013.
Saber mais...

Focus Juventude
No nosso Blog pode aceder à ultima newsletter da Federação Internacional.
 Saber mais...
ACTIVIDADES INDOOR
image
CNC: Piscina Naturista
De Novembro a Abril sessão mensal de piscina naturista em Lisboa.
image
SPN: Yoga Naturista
De Outubro a Julho aos 3 primeiros sábados de cada mês em Lisboa.
image
Meditação e Yoga...
... Naturista no Porto.
Informa-te e adere.
PROTOCOLOS FPN
image
Essendi
Sessões de Reiki para portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image
Tantra Lougue
Meditação  naturista,  Yoga naturista e outras actividades holisticas.
Saber mais...
image
Aromas&terapias
Massagens em Setúbal para portadores do  Cartão Naturista FPN / INF
Saber mais...
image
Teatro Tivoli
Em espectáculos em cartaz no Teatro Tivoli, produzidos pela Produtora In-Scala, mediante apresentação Cartão FPN-FNI.
image
Fonte da Palavra
Nos livros adquiridos na sede da Editora, aos portadores do Cartão Naturista emitido pela Federação Portuguesa de Naturismo.
Saber mais...
image

Revista Progredir
A Revista Progredir e a Federação Portuguesa de Naturista acordaram um protocolo com vantagens para os portadores do Cartão Naturista emitido pelo FPN. Saber mais...
image
Quinta do Maral
Parque de Campismo naturista e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image
Monte Barão
Parque de Campismo naturista e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image
Quinta dos Carriços
Parque de Campismo parcialmente naturista e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image
Naturest
Casa de hospedes em alojamento rural naturista para adultos e portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
image
Vale de Milhanos
Casa de hospedes em alojamento rural e portadores do Cartão Naturista FPN / INF, com possibilidade de prática naturista.
image
Aldeia da Pedralva
Um Turismo de Aldeia Activo para que desfrute da Aldeia da Pedralva e da Costa Vicentina ao máximo, com vantagens para portadores do Cartão Naturista FPN / INF.
Saber mais...
AssociaPRO - Gestão de Sócios Online
Software Associações
Permite cumprir a legislação em vigor nomeadamente a Portaria 105/2011 de 14/03.
image
Eagle Peak
Alojamento naturista para maiores de 16 anos em Espanha.
Saber mais...
image
El Portus
Parque naturista próximo de Cartagena e associados da FPN.
PROTOCOLOS DOS CLUBES E ASSOCIAÇÕES FILIADAS NA FPN
image
4MenClinic
Com este protocolo os nossos associados tem acesso a um espaço para depilação genital integral masculina e feminina, massagens, tratamentos e depilação corporal. 
Saiba mais...
image
Primeiros Passos
Obtenção e Renovação da Carta de Condução das Categorias;
Orientação Vocacional;
Consultas de Psicologia Clínica.
 Saiba mais...
image
K9 Training Center
E porque o bem estar do seu amigo "quatro patas" é importante para nós: passeios, treino etc...
image
Paula Perdigão
Encomendas de comida;
Aulas de culinária Educativa e Vitalizante.
image

Baoba Espaço Massagem
Massagens para os nossos Associados em Lisboa.
Saber mais...
image

Massagem de Luz
Massagens e muitas outras terapias para os nossos Associados na Ericeira.
image

Depilperfect Almada
Tratamentos e produtos de beleza para os nossos Associados em Almada.
Saber mais...
image
Pronatural
Na Pronatural encontra produtos 100% naturais, 100% biológicos e não testados em animais.
image
Acupuntura, Massagem Tui-Na e Fitoterapia
Com a Drª Maria de Fátima Flores.
Visite-nos em
www.fpn.pt
FPN nas redes sociais
Blog MSN Facebook Page Facebook Twitter Google plus
Partilhe
Facebook Twitter Google plus