O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A FPN no 60º Aniversário da INF

No passado dia 21 de Setembro estivemos no Aniversário da Inf em CHM - Montalivet.

Chegamos ao parque na véspera já ao final da tarde e tivemos oportunidade de uma volta rápida pelas partes mais concorridas.
Aproveitamos ainda um magnifico por do sol.
O dia seguinte decorreu com uma agenda preenchida:

10H00 Seminário sobre os jovens e o naturismo com 3 perguntas previamente anunciadas e publicadas por nós.

Cujo objectivo era proporcionar um debate entre a juventude e outros participantes presentes sobre a temática da participação da juventude no Naturismo.


Foram propostos 3 temas:

1) Qual o significado do naturismo actualmente para os jovens?
A juventude Francesa assumiu aqui um destacado papel com um vasto conjunto de respostas recebidas online e partilhadas durante o evento.

A actual juventude vê o naturismo de uma forma pouco ideológica e filosófica, olhando mais para a nudez em si do que para uma forma de vida.  

2) Naturismo ou nudismo? Qual é a diferença?

O moderar em acção
As opiniões aqui foram unânimes todos os 19 países representados eunquadram o naturismo dentro da filosofia defendida pela INF:
"O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente."

E o nudismo com o simples acto de estar despido.

3) O que é que pode efectivamente atrair os jovens para o Naturismo? E o que não atrai?

Neste ponto destacou-se a intervenção da juventude Holandesa com opiniões que foram validadas pelos presentes:
  • A Juventude já é ideológica por si mesmo, pelo que este não é o caminho a trilhar para os atrair, mas sim coisas praticas e objectivas que chamem a atenção dos jovens como as actividades desportivas a nu, actividades indoor activas ou encontros temáticos como o o Youth Rally;
  • Preços diferenciados para jovens, em virtudes de estes terem alguma escassez de orçamento e asa despesa de participar em actividades engloba deslocações, estadia e alimentação;
  • Parques ou espaços com autonomia alimentar, os jovens vão para ficar e não gostam de sair para comprar comida.
A boa disposição da juventude
Durante o jantar estivemos com um casal que ainda acrescentou a dificuldade de comunicação e captação de atenção dos jovens segundo eles:
  • A juventude apenas nos ouve durante breves segundos, pelo que a mensagem tem ser curta directa e despertar a curiosidade para  a resante inofrmação;
  • A linguagem e o vocabulário dos jovens está em permanente mudança pelo que se torna difícil estar na mesma"onda", assumindo aqui especial importância a juventude naturista como elo de ligação.
Organização da INF com a presença de uma jovem naturista feminina Associada da Young Naturists Canada (YNC) e moderado com tradução em Inglês e Francês.
 
 O resultado será posteriormente divulgado num relatório a ser partilhado por todas as Federações.
 
O seminário encerrou pelas 12H30 ficando a INF de enviar as actas com os temas abordados.


Pelas 14H00 teve inicio a cerimonia comemorativa que se prolongou pela tarde com os discursos a serem realizados nas três línguas oficiais da INF.

Foi inaugurado no monumento que assinala o nascimento da INF uma placa alusiva ao 60º .
Aniversário com a presença da jovem Sra
Christiane Lecoq com 102 anos, esposa do fundador do parque.  





Ao final do dia seguiu-se o jantar comemorativo acompanhado de um espectáculo de transformismo e a actuação de um duo. que podem acompanhar de seguida.







A entrega de presentes




102 anos plenos de boa disposição e juventude