O Naturismo é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

INF - FNI : 60º Aniversário


A Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) celebra o seu 60 º aniversário ao longo de 2013, tendo como ponto mais alto as comemorações em Montalivet de 20 a 22 de Setembro.

O Naturismo tem uma longa história que remonta a 1800, durante a qual o seu crescimento e desenvolvimento ocorreu de forma diferente em cada país. Na sequência dos acontecimentos infelizes na década de 1940, iniciou-se uma tendência para que grupos de vários países se reunissem tanto para eventos desportivos como para reuniões com o objectivo de debate e discussão de temas comuns.

A maior delas foi intitulada como "World Congress" e foi realizada em Setembro de 1951 no North Kent England Club com uma Conferência Internacional de Organizações naturistas no Cora Hotel, em Londres, com a participação de sete países representados por associações nacionais, clubes individuais ou estabelecimentos comerciais.

A segunda reunião foi realizada em Agosto de 1952 em Thielle, na Suíça, desta vez com a participação de representantes de 16 países na qual foi tomada a decisão de criar de uma organização mundial para promover e incentivar o movimento naturista. Nesta reunião foram nomeadas três pessoas com a tarefa de elaborar um conjunto de regras para dar corpo a esta decisão, tendo este trabalho sido realizado por Albert Lecocq da França, Dorothy Thornton da Inglaterra e Erhard Wachtler da Alemanha.

No evento que foi considerado o terceiro Congresso Mundial de Naturismo realizado em 22 e 23 de Agosto de 1953 no Centro de Helio Marin-Montalivet o nome inicialmente sugerido de "união mundial" , foi substituído após o debate por "Federação Internacional de Naturismo" , tendo sido esta a escolha final.

Permitindo assim que a sigla escolhida “INF-FNI” conjuga-se o nome da Federação nas três línguas acordadas como línguas de trabalho da INF, o Alemão, Inglês e Francês.

Com a aprovação dos respectivos Estatutos nasceu a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI), tendo como primeiro presidente o Dr. Richard Ehrmann da Áustria e como vice-presidentes, Albert Lecocq de França, Erhard Wachtler da Alemanha, Eduard Frankhauser da Suíça e Dorothy Thornton de Gt. Grã-Bretanha.
O presidente nomeou como seu secretário Paul Neumann e como tesoureiro Ludwig Hruschka.

No ano seguinte foi realizado um novo Congresso Mundial em Viena, ficando decidido e mantido até à actualidade a realização de um Congresso a cada dois anos.

Actualmente, a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) está presente em 31 países através das  federações nacionais e em 8 países através de uma representação oficial, podendo reivindicar a representação dos interesses de mais de 450 mil naturistas em todo o mundo, sendo o seu cartão internacional INF o mais reconhecido e aceite cartão de sócio no mundo naturista.


Nota: tradução livre da Federação Portuguesa de Naturismo da circular recebida por parte da INF.
___________________________________________________